A insistência da comunidade em cutucar a ferida do Xbox One quanto a resolução dos jogos parece não ser apenas uma “fofoca de comadres” ou perseguição ao console da Microsoft, quem engrossa o coro é Pete Dodd, uma figura conhecida da indústria que é ainda mais apocalíptico em relação aos jogos em 1080p. A expectativa é que os exclusivos do Xbox One trouxessem a resolução 1080p a luz do dia mas Dodd afirma que o console enfrenta grandes barreiras para chegar a esse estágio e 720p deve ser a resolução utilizada ainda por um bom tempo e a culpa não é dos desenvolvedores.
Um dos pontos chave para equilibrar a diferença entre Xbox One e PlayStation 4 quanto ao poder da GPU é a “nuvem” do console da Microsoft que deveria ajudar na renderização, algo que segundo Pete só será viável depois de “meia década” e o passo em que a velocidade da internet aumenta em diversos países do mundo ajuda a confirmar a teoria.
Ele afirma ainda que 1080p a 60 FPS é uma realidade distante e vai depender das ferramentas que os desenvolvedores receberem, algo que vem melhorando com o tempo, mesmo com o aumento de desempenho de 8% da GPU liberado para os desenvolvedores isso deve ajudar pouco graças a fraca GPU, uma decisão ruim da Microsoft que resolveu economizar na GPU para concentrar esforços no caro e nem tão popular Kinect. A quantidade de memória RAM do console seria suficiente mas a velocidade acaba diminuindo sua eficiência. “O problema não é quantidade, é a velocidade. Tem muito espaço para guardar as texturas em 1080p, mas a velocidade simplesmente não é suficiente para liberar elas”.
Será que isso vai mesmo influenciar alguma coisa na hora da compra? (Excluindo o Brasil onde a diferença de preço ainda é grande)
Por: Lock Gamer