Parem as prensas, parem os redatores, parem os blogueiros, uma das piores notícias para o mundo dos games em 2014 e talvez nos próximos anos foi dada por Ken Levine, a mente criativa por trás da série Bioshock. A notícias anuncia o fim do estúdio Irrational Games e a desintegração da equipe, enquanto 15 membros seguirão junto com Levine em sua nova empreitada os demais funcionários estão desempregados e devem ser redistribuídos entre os demais estúdios da 2K conforme haja interesse por parte deles.
No comunicado deixado a comunidade (aqui) Levine justifica o fechamento do estúdio dizendo que “embora muito orgulhoso do que alcançamos juntos, a minha paixão transformou-se em criar um tipo de jogo diferente daqueles que fizemos antes”. Após 17 anos criando jogos incríveis como Bioshock, Bioshock 2 e Bioshock Infinte eles quer se dedicar a projetos menores , “jogos conduzidos pela narrativa” e “altamente re-jogáveis”, serão criados ouvindo mais de perto a opinião dos fãs e distribuído exclusivamente de forma digital.
O encerramento do estúdio deixou todos confusos, a Irraitonal Games lucrou rios de dinheiro junto com a 2K graças a Bioshock Infinite que colocou o jogo de vez no “hall da fama dos games” consagrando o estúdio e agregando valor a franquia, então diferente do que estamos acostumados a ouvir quando estúdios vão a falência, Levine saiu do jogo por cima e nenhuma crise financeira estava em curso. Ao que parece, tudo não passa de um “capricho artístico” de alguém que se sente acorrentado pelos prazos e metas de venda apertados de uma indústria que cada vez menos enfia goela abaixo dos jogadores produtos inacabados e de qualidade duvidosa cobertos por uma enorme camada de marketing exagerado.
É uma notícia triste mas a vida continua e nós desejamos a Levine boa sorte e esperamos projetos ainda mais ousados. Isso não é o fim da franquia Bioshock que fica nas mãos da 2K mas ainda não sabemos se outra pessoa será capaz de reproduzir a experiência que Levine foi capaz de criar, por hora vamos nos contentar com o último DLC de Bioshock Infinite, Burial at Sea , e torcer por um futuro para a série.
Por: Lock Gamer

Quem sabe os caras não produzam jogos ainda melhores em outras empresas.
CurtirCurtir