Na imprensa especializada em hardware e tecnologia nós costumamos receber os produtos que estão prestes a serem anunciados alguns dias antes de seu lançamento oficial (como foi o caso da GTX 750 Ti que estamos testando) e para impedir que informações saiam antes da fabricante revelar oficialmente o produto com todo o marketing e pompa de costume um documento é assinado, um acordo formal para que os detalhes e qualquer notícia sobre o produto fiquem embargados até a data determinada pela fabricante, felizmente para nós alguns veículos de imprensa desconhecem o utilização do documento (ou simplesmente não ligam) e furam o embargo, foi o caso dos chineses da Chip Hell que decidiram nos mostrar as primeiras fotos da Radeon R9 295X2 dual GPU da AMD.
As fotos reveladas confirmam uma série de rumores sobre a nova placa, entre eles o que chama mais atenção, o sistema de refrigeração híbrido com um radiador externo e um air cooler no centro. O sistema lembra muito o da ASUS ARES II e as semelhanças não param por ai, assim como o modelo da ASUS a AMD Radeon R9 295X2 deve ser um produto diferenciado com padrão “premium” que pretende dar aos felizardos que resolverem gastar uma “nota violenta” um status, a sensação de que comprou algo realmente único e de alto desempenho, assim como a ARES II a R9 295X2 deve vir em uma maleta de alumínio ao estilo James Bond para que você possa transportar sua placa de milhares de dólares em segurança para os locais onde normalmente se leva uma placa de vídeo no dia a dia.
Alguns detalhes sobre as especificações da monstruosa placa também foram reveladas, está quase certo que a R9 295X2 deve ter mesmo 8GB de RAM ao invés dos 10 ou 12 sugeridos, o que poderia torná-la uma opção “mais em conta” do que a GTX Titan Z, algo em torno de um fígado mais barata. Com a AMD perseguindo a resolução 4K que a maioria só viu até agora no YouTube e sequer ainda esteja em 1080p, sua nova dual GPU deve oferecer suporte não só a 4K mas também a 8K com 5 saídas de vídeo. Entre algumas coisas que ainda estão nebulosas fica a questão do TDP (consumo de energia) e dissipação de calor, conforme se vê nas imagens o sistema de refrigeração é bem robusto, o que é necessário para uma placa tão quente como se vê na R9 290X, imagine então com dois chips que equipam a R9 290X?
Quanto ao consumo de energia ainda não se chegou a uma conclusão definitiva, enquanto alguns especulam que o TDP pode chegar facilmente aos 500 W as imagens e os detalhes revelados apontam para algo surpreendente como 375 W, o que ainda é um consumo bem alto mas consideravelmente mais baixo do que os 500 W iniciais, principalmente se levarmos em conta o alto consumo de apenas um chip Hawaii XT na R9 290X.
Se o botão de “F@&$%-se” continuar ligado no site chinês novos detalhes e até resultados de desempenho devem surgir muito antes do dia 8 de abril onde terminam as restrições da AMD quanto a revelação de informações sobre a placa. No dia 4 de abril será permitido aos revisores postar fotos, então novas imagens detalhadas saem em breve.
Já começaram a vender móveis na sua casa para a nova R9 295X2?
Por: Lock Gamer