Bug maluco “queima” placas MSI R9 290X Lightning

msi-r9_290x_lightning-Um problema no mínimo “desagradável” tem sido relatado por usuários do modelo Lightining Radeon R9 290X da MSI, um possível bug no driver está causando o superaquecimento. O relato de um do leitor do site Wccftech se seguiu de várias reclamações de outros usuários com o mesmo problema que simplesmente desabilita as duas fans laterais da placa e limita a rotação da fan central a 30% causando o desligamento do sistema e gerando um risco real de queimar a GPU caso o processo se repita seguidas vezes já que não há refrigeração suficiente.

Lightning-R9-290X-Catalyst-14.3-Fan-Bug-Overheating O mal funcionamento parece ser causado por um bug no próprio Catalyst que impede o controle automático das fans de funcionar corretamente, nem mesmo com o controle manual é possível aumentar a rotação. O problema aparece apenas nas versões mais recentes de drivers beta da AMD, a última versão “estável” Catalyst 13.12 funciona perfeitamente sem qualquer prejuízo ao controle de rotação das fans.

A experiência é algo perigoso e coloca um dos maiores benefícios do modelo da MSI como uma arma mortal apontada para a GPU, o mesmo sistema de refrigeração de possibilita um funcionamento mais “frio” para o esquentado chip da Radeon R9 290X, ao ser desativado ou funcionar abaixo do ideal gera o risco real do usuário simplesmente ficar sem a placa de vídeo.

Apesar de ser um problema que precisa ser resolvido por AMD e MSI não é possível dizer que é algo fora do comum, afinal, as versões do Catalyst que geram o mal funcionamento são versões beta e como o próprio nome já sugere não são estáveis, inclusive para os mais desatentos existem avisos ao optar pela instalação deles alertando dos riscos.

Até o momento AMD e MSI ainda não se posicionaram sobre o assunto mas já estão cientes e uma correção deve surgir em breve, o melhor conselho no momento para os proprietários do modelo Ligthning é ficar com a versão estável do Catalyst 13.12.

Alguém com o mesmo problema?

Por: Lock Gamer

Anúncios

Um comentário sobre “Bug maluco “queima” placas MSI R9 290X Lightning

  1. estou com este problema, instalei a versão 14.4 25/4 que não é beta e o problema continua, porem diferente do citado acima. o ventilador central parte de 45% e pode ser alterado até 100%, mas os laterais estão travados em 0% porem observo na placa que estão girando em uma velocidade fixa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s