AMD não vai lançar GPUs mais “modernas” este ano

AMD-Radeon-R9-295-X2AMD e Nvidia mal terminaram de lançar suas placas de vídeo da geração atual e todos já falam sobre o que vem depois com as placas Radeon R 300 “Pirate Islands” e as GTX 800 Maxwell, alguns rumores já circulam por ai mas ainda que sejam realmente interessantes todos são algo que provavelmente só veremos daqui a uma ou duas gerações, não estão de acordo com a realidade das fabricantes que parecem ter dado uma desacelerada, as novas arquiteturas e tecnologias estão ficando um pouco para “depois” e apesar de haver alguma inovação com as placas R9 290, R 290X, R9 295X2, GTX 750, GTX 750 Ti e GTX Titan Z nós provavelmente não veremos grandes saltos na próxima geração.

Colocando fim aos rumores de que as GPUs Pirate Islands seriam fabricadas em uma litografia 20nm a própria AMD confirmou que elas na verdade ainda utilizarão a litografia 28nm das séries atuais. De acordo com Lisa Su,  SVP e Gerente Geral da Unidade de Negócios Globais da AMD os planos são manter 28 nanômetro este ano, temos 20 nanômetros em design, e depois FinFET. A declaração praticamente coloca fim a qualquer possibilidade de uma Radeon em 20nm este ano, algo que deve acontecer apenas na próxima geração, a não ser que a AMD opte por lançar apenas GPUs de entrada em 28nm e deixe as top de linha para 2015 com nova litografia.

Isso também indica que a AMD deve seguir um planejamento parecido com o da Nvidia aprimorando as novas arquiteturas apresentadas este ano presente nas “Hawaii” e “Maxwell”, então não seriam tecnicamente novas tecnologias com GPUs mais “modernas”, apenas um avanço no desenvolvimento da arquitetura atual.

Apesar de não haver nenhuma posição do tipo por parte da Nvidia é mais provável que ela também siga o mesmo caminho, algo que seria muito mais interessante uma vez que a disponibilidade de GPUs com uma litografia nova poderia ser baixa resultando na falta de placas no mercado. A boa notícia é que os estoques de GPUs 28nm da AMD devem alcançar níveis mais altos impedindo a escassez que resultou no sumiço das Radeon R9 290 e R9 290X graças a procura dos mineradores de bitcoin, aumentando o preço nas prateleiras.

Será que vai valer a pena sair das Radeon R9 200 e GTX 700 para a Radeon R9 300 e GTX 800?

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s