[Review] GeForce GTX 990 Ti 24GB e Radeon R9 395X2 16GB

Depois de muita expectativa em torno das próximas placas de vídeo top de linha AMD e Nvidia tivemos uma boa surpresa, ao invés de ir para o próximo passo da disputa com suas R9 390X e GTX 980 Ti ambas as fabricantes resolveram começar a disputa pelo limite máximo e liberar suas placas dual GPU R9 395X2 e GTX 990 Ti.

O site Wccftech teve acesso em primeira mão aos dois modelos e divulgou os primeiros testes que levam as placas aos limites extremos com os jogos mais pesados atualmente. Pode parecer uma tática um tanto estranha mas lançar os modelos mais poderosos pode nivelar a disputa para as irmãs menores R9 390X e GTX 980 Ti passando um forte recado de marketing e os testes a seguir mostram isso.

Radeon R9 395X2 16GB

 radeon-395X2_dual_GPU_fiji_XT Vamos inverter a ordem e começar com a Radeon R9 395X2, isso porque é a primeira vez que temos a confirmação das especificações do chip “Fiji XT” que vai equipar a R9 390X. A placa utilizar dois Fiji XT completos com 4.092 núcleos GCN cada totalizando 8.184 núcleos de GCN. Cada GPU possui interface de memória de IO 4092 bit alimentando 8GB de empilhados HBM1 para um total de 16 GB de HBM rodando a 1.25GHz.

R9_395X2_review_specs_detalhes_especificações_R9_390X_Fiji_XTA largura de banda resultante da combinação são incríveis 640GB/s por GPU. Cada chip Fiji XT tem clock de 1080 Mhz sendo a placa de vídeo mais poderosa já construída pela AMD em toda sua história, mais de 300% a frente da R9 295X2. 

Na refrigeração não tivemos muitas novidades, a R9 395X2 utilizar a mesma refrigeração híbrida (water cooler + air cooler) que vimos na R9 295X2 mas apesar de parecer idêntica podemos notar que a “carcaça” está um pouco menor graças ao tamanho reduzido do PCB que só é possível devido ao empilhamento de memória HBM que ocupa menos espaço. A AMD afirma que graças a sua nova solução FreeFlow com ranhuras abaixo da carcaça a placa é 12% mais silenciosa e 18% mais fria.

GeForce GTX 990 Ti 24GB

GTX_990Ti_Fan-FinStackApesar de já conhecermos o chip Maxwell GM 200 que equipa a GTX 990 Ti existem muitas outras coisas que nos chamam atenção. Para a GTX 980 Ti pensávamos que seria uma versão completa do GM 200 utilizado na GTX Titan X mas com apenas 8GB de memória, algo que ainda não foi confirmado, mas a questão é que a GTX 990 Ti utiliza dois chips completos resultando em algo como uma “GTX Titan X X2”.

Combinando dois Maxwell GM 200 a GTX 990 Ti possui incríveis 24GB de memória sendo de longe a placa de vídeo mais poderosa já produzida pela Nvidia e a com maior quantidade de memória disponível no mundo. As duas GPUs trabalham em 1216Mhz stock chegando a 1352Mhz com boost, mesmo com tanto poder a GTX 990 Ti possui apenas metade da largura de banda da R9 395X2.
GTX_990Ti_review_specs_detalhes_especificações_GTX_980Ti_Maxwell_GM200Sem dúvida as especificações da placa são assustadoras mas tem outra coisa que nos chama atenção, para refrigerar as duas sedentas GPUs a Nvidia optou por uma solução no mínimo controversa. Já que não optou por uma solução com water cooler a alternativa foi aperfeiçoar seu sistema de câmara, a versão utilizada é similar a da GTX Titan Z com um cooler de 90mm central e duas câmaras de vapor, porém o mais interessante é que a placa não utiliza a “carcaça” de metal característica das GTX Titan e agora da GTX 980 e GTX 970.

Segundo a Nvidia a remoção da cobertura de metal diminuiu o peso da placa garantiu uma operação 23% mais fria e 13% mais silenciosa. A imagem acima não mostra a placa aberta e sim a versão final que deve ser vendida, a solução patenteada pela Nvidia se chama ThermX e sacrifica o visual em nome da eficiência.

Preço

O que torna a disputa interessante entre as placas é que elas vão custar o mesmo preço saindo por US$ 1.999,00 mas ainda não foram reveladas as datas de lançamento nem mesmo se estarão disponíveis no Brasil.

Testes e benchmarks

Para os benchmarks o pessoal do Wccftech escolheu dois dos jogos mais populares do mercado e realizou os testes em duas resoluções obtendo resultados muitos próximos para ambas as placas mostrando que a disputa fica mesmo nos detalhes, confira:

 Tanto em Campo Minado como em Paciência GTX 990 Ti e R9 395X2 não se distanciaram e houve praticamente um “empate técnico” com cada uma levando leve vantagem em um ou outro teste.

 Nos quesitos temperatura e ruído também não houveram grandes diferenças com a R9 395X2 vencendo a disputa pela temperatura por pouco graças a sua refrigeração híbrida.

Conclusão

Com preços e desempenhos próximos a compra de uma dual GPU com tamanho poder vai depender de outros fatores menos importantes como tecnologias exclusivas, disponibilidade e design que pode pesar para o lado da R9 395X2 graças a abordagem ousada da Nvidia que pode não agradar visualmente.

De qualquer forma será algo que poucos terão acesso afinal, não é todo dia que temos quase 2 mil dólares sobrando na conta, mas se você tivesse, qual das duas seria sua opção?

Por: Lock Gamer / Info: Wccftech

Anúncios

3 comentários sobre “[Review] GeForce GTX 990 Ti 24GB e Radeon R9 395X2 16GB

  1. Esta informação não é verídica, pois a r9 395×2 provavelmente terá uma construção completamente selada sem cooler central, já que a memórias HBM serão resfriado a água, e a NVIDIA nunca venderiam esta placa sem sua carenagem tradicional .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s