Nova geração Intel i5 e i7 de 14nm não é tão superior a atual

Seguindo seu calendário alucinante de atualizações a Intel pode apresentar ao mercado a quinta geração de processadores Intel Core i já no início do próximo mês conforme afirma o GDM.OR.JP.

A data coincide com o início da Computex 2015, um dos eventos mais importantes do mundo dos hardwares onde a Intel apresentaria dois modelos de processadores, o i7 5775C e o i5 5675C fabricados na litografia de 14nm que seriam acompanhados de mais três modelos BGA (“soldados” na placa mãe) para dispositivos como PCs all in one.

Intel-Broadwell-Core-i7-5775C_Gigabyte-Z97X-SOC-Force

O Core i7-5775C  será uma quad core com Hyper Threading habilitado e 6 MB de cache L3 com um clock de 3,3 GHz e 3,7 GHz em modo turbo, ele possui suporte nativo a memórias DDR3 1600 MHz e um TDP de 65W. O Core i5-5675C núcleo que é um quad core sem suporte a Hyper Threading com 4 MB L3 de cache, clock de 3,1 GHz em stock e 3,6 GHz em turbo também com suporte nativo a DDR3 1600 MHz e 65W de TDP.

Alguns testes e benchmakrs já começam a surgir mas não apresentam um grande salto de desempenho em relação aos processadores da geração atual (Devil’s Canyon, ou Haswell)apesar de serem fabricados em litografias distintas (14nm vs 22nm).

O ganho deve ser mais perceptível em alguns pontos ondem os novos CPUs possuem alguma vantagem como 128 MB de eDRAM (L4) cache e interface de memória de 128-bit além dos gráficos embutidos Iris Pro 6200 que prometem ser muito superiores as HD 4600.

i7_broadwell_vs_haswell_15É interessante ver a Intel investindo em uma melhora de sua IGP (gráficos integrados) que pode agradar seus clientes “comuns” que precisam de uma melhoria nas atividades do dia a dia, além disso, o DirectX 12 pode fazer um uso interessante das novas GPUs no Windows 10, então essa diferença para a geração atual pode aumentar drasticamente.

Alguém já vê motivos para um upgrade?

Por: Lock Gamer / Info: Wccftech

Anúncios

Um comentário sobre “Nova geração Intel i5 e i7 de 14nm não é tão superior a atual

  1. Nova litografia, porém, se os testes forem realmente precisos, a diferença da quarta para a quinta geração não há um salto em ganho significativo (a não ser na GPU). Espero que a Intel refine melhor seus processadores ou não haverá ganho em desempenho, somente em economia no consumo elétrico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s