O programa da Nvidia que reúne várias tecnologias exclusivas como PhysX e HairWorks também está presente em The Witcher 3: Wild Hunt criando efeitos incríveis de sombras, iluminação, física e os cabelos dos personagens dando uma grande publicidade para o GameWorks, mas talvez não a esperada pela Nvidia.
Novamente surgem críticas ao pacote de soluções exclusivas da Nvidia devido a sua restrição de uso. Apesar de oferecer interessantes possibilidades aos desenvolvedores de jogos o GameWorks também é uma tecnologia proprietária e fechada para outros fabricantes como AMD e Intel, o que garante que eles não terão acesso aos códigos resultando em um desempenho ruim.
Repetindo a situação do recente Project CARS e de outros anteriores como Assassin’s Creed: Black Flag os jogadores já reclamam do baixo desempenho em placas de vídeo AMD para The Witcher 3, mas desta vez a situação é ainda mais complicada pois usuários de placas Nvidia também estão entre os insatisfeitos.
Uma postagem no Reedit reúne centenas de críticas aos GameWorks o acusando de ser o responsável pelo baixo desempenho de placas de vídeo AMD e também Nvidia, os jogadores fazem referências a Project CARS onde uma GTX Titan tem uma taxa de FPS apenas 2 FPS acima da GTX 960.
Até mesmo o argumento de que a AMD tinha acesso aos códigos foi posteriormente desmentida pelo próprio Brian Burke da Nvidia:
“Exigir acesso ao código fonte para toda a nossa tecnologia legal é uma tentativa de desviar os seus problemas de desempenho. Dar o seu IP, o seu código-fonte, é incomum para qualquer um na indústria, incluindo os fornecedores de middleware e desenvolvedores de jogos.”
Os desenvolvedores de The Witcher 3 também já deixaram claro que alguns recursos como HairWorks estão disponíveis em placas AMD mas que é impossível otimização, o que causa baixo desempenho.
Isso é totalmente diferente do que ocorre com o TressFX, uma tecnologia similar da AMD mas aberta a todos, inclusive a Nvidia, o que tornou possível um desempenho quase idêntica em placas de vídeo das duas fabricantes.
É evidente que a Nvidia tem interesses comerciais no uso do GameWorks e o objetivo é vender mais que a concorrente mas seguindo este caminho todos os jogos que utilizam o programa terão desempenho ruim em placas concorrentes e será possível até mesmo controlar em qual geração ele vai rodar bem de acordo com as tecnologias disponíveis em suas GPUs mais recentes.
Infelizmente quem perde é o jogador que precisa de um hardware específico para rodar o seu jogo preferido com o máximo que ele pode oferecer e, por mais que seja possível rodar sem estes detalhes, sente que precisa pagar algo mais além do jogo para ter tudo o que ele oferece.
Qual a opinião de vocês?
Por: Lock Gamer / Info: Wccftech
Ótimo texto parabéns.
CurtirCurtir
É lamentável o ponto em que a concorrência chega. A Nvidia como qualquer outra empresa que “obriga” a você trocar ou comprar algo alegando que você só terá o desempenho necessário comprando algo imposto por eles. Isto é deplorável.
Se continuar assim, a tendência é que os consumidores, principalmente os mais leigos no assunto, se sentirão “presos” a um paradigma prejudicial em que só o consumidor sairá perdendo e talvez afastando muita gente deste segmento.
A Microsoft, de forma indireta (ou direta, a depender do ponto de vista), está fazendo isto, praticamente implorando que os usuários abandonem o sistema operacional Windows 7 e migrem para o Windows 10;
Pelo visto, a regra é válida: se o marketing não muda, não vende. E de certa forma, quem ganha ou perde acaba sendo nós.
CurtirCurtido por 1 pessoa