Com a divulgação dos resultados financeiros do Q3 de 2015 vimos alguma reação por parte da AMD nas GPUs mas a disputa ainda continua desigual e longe dos “bons tempos” de uma briga equilibrada, os números em relação aos desktops também não são muito animadores.
Os dados divulgados pela Jon Peddie Research revelam que os lançamentos da AMD como Radeon Fury, Fury X e Nano surtiram algum efeito e a empresa recuperou 0,8 % do mercado. Pode parecer pouco mas é um importante avanço depois de ficar com uma das menores quotas de mercado nos últimos anos desde que a ATI foi extinta.
A Nvidia continua a deter uma enorme fatia do mercado com 81,1% contra apenas 18,8%. No mesmo período de 2014 a disputa era bem mais equilibrada com 28,4% para a AMD contra 71,5% da Nvidia.
A pesquisa mostra ainda uma queda no mercado de placas de vídeo de 12 milhões de unidades vendidas, entre os trimestres a AMD teve um aumento de 33,3% no envio de unidades AIB para desktops contra 26,4% da Nvidia.
É sempre bom lembrar que a disputa é positiva para o consumidor, a reação esperada da AMD para tentar recuperar o mercado foi o anúncio da chegada de novas GPUs para o próximo ano que deve por fim as “reciclagens” de placas de gerações anteriores, a Nvidia por sua vez também deve apresentar suas placas de vídeo “Pascal” com memórias HBM.
Por: Lock Gamer / Info: JPR