Com alma de AMD Mantle, é lançada Vulkan, concorrente do DX12

Com a espera pela API DirectX 12 da Microsoft que promete redefinir tudo o que conhecemos em relação ao aproveitamento de hardware nós quase nos esquecemos do lançamento de sua principal concorrente que foi lançada esta semana, a API Vulkan.

A principal diferença entre a Vulkan e o DirectX 12 é que ela é uma plataforma aberta de desenvolvimento enquanto a Microsoft mantém para si os principais segredos de sua API. Sucessora da Open GL ela conta com a colaboração de toda a indústria na tentativa de desenvolver uma API de baixo níveo que seja compartilhada por todos, para isso contou com o apoio de gigantes como AMD, Nvidia, Intel e Google.

Uma das contribuições mais importantes veio da AMD que doou sua API Mantle para o projeto na esperança de fortalecer uma plataforma aberta que utilize todo o potencial do hardware como provou possível em Battlefield 4. A fabricante também já lançou um driver com suporte a Vulkan que que pode ser baixado aqui.

16Vulkan-3

Vulkan também foi lançada com um benchmark adaptado do jogo The Talos Principle que está disponível para download no Steam, basta optar pela opção baixar demonstração. Como é uma adaptação ainda primitiva da API o desempenho não chega a ser surpreendente, porém já é um primeiro contato.

A Nvidia também possui drivers lançados especialmente para que você possa testar a API, eles podem ser baixados aqui para Windows, Linux e Android.

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s