Com a espera pela API DirectX 12 da Microsoft que promete redefinir tudo o que conhecemos em relação ao aproveitamento de hardware nós quase nos esquecemos do lançamento de sua principal concorrente que foi lançada esta semana, a API Vulkan.
A principal diferença entre a Vulkan e o DirectX 12 é que ela é uma plataforma aberta de desenvolvimento enquanto a Microsoft mantém para si os principais segredos de sua API. Sucessora da Open GL ela conta com a colaboração de toda a indústria na tentativa de desenvolver uma API de baixo níveo que seja compartilhada por todos, para isso contou com o apoio de gigantes como AMD, Nvidia, Intel e Google.
Uma das contribuições mais importantes veio da AMD que doou sua API Mantle para o projeto na esperança de fortalecer uma plataforma aberta que utilize todo o potencial do hardware como provou possível em Battlefield 4. A fabricante também já lançou um driver com suporte a Vulkan que que pode ser baixado aqui.
Vulkan também foi lançada com um benchmark adaptado do jogo The Talos Principle que está disponível para download no Steam, basta optar pela opção baixar demonstração. Como é uma adaptação ainda primitiva da API o desempenho não chega a ser surpreendente, porém já é um primeiro contato.
A Nvidia também possui drivers lançados especialmente para que você possa testar a API, eles podem ser baixados aqui para Windows, Linux e Android.
Por: Lock Gamer