Talvez você ainda não saibam mas depois de mais de 10 anos de vida o console da Microsoft finalmente se aposenta este ano com o anúncio do fim da sua produção que se iniciou em 2005 quando ele foi revelado ao mundo e iniciou uma nova geração. O Xbox 360 parte deixando ainda uma sólida base de fãs e jogadores ativos, o anúncio pegou muita gente de surpresa uma vez que a fabricante revelou novidades para o console nos últimos anos como o modelos Slim, o Kinect, o SmartGlass, serviços online, um modelo repaginado com cara de Xbox One e a produção no Brasil.
Phill Spencer da Microsoft afirmou que apesar da “morte” do Xbox 360 a companhia ainda vai dar suporte ao console com serviços no Xbox Live em aplicativos e jogos online, jogos abertos, promoções para os assinantes do serviço Gold e atualizações do sistema. Infelizmente para os usuários isso não significa que todas as empresas com serviços no Xbox 360 tenham a mesma intenção, a ESPN já abandonou o barco e deixou de oferecer seu app no último mês, caminho que pode ser seguido por outros serviços.
É bom lembrar que mesmo com um hardware desatualizado o Xbox 360 ainda é capaz de oferecer um bom nível de gráficos comparado a nova geração e tem poder suficiente para ser uma centra multimídia para serviços como Amazon, Netflix e Crackle além de YouTube e Twitch. Por outro lado ele já não possui poder para acompanhar Xbox One e PlayStation 4 que possuem arquiteturas similares, o que não agrada muito os desenvolvedores que precisam criar jogos em plataformas diferentes.
O Xbox 360 ainda continuará sendo vendido até que se esgotem os estoques mas não haverá nenhum novo saindo das fábricas, uma tática duvidosa principalmente se lembrarmos do PlayStation 2 que após o fim de seu ciclo continuou sendo fabricado e vendido aos montes se tornando um console acessível e porta de entrada para o então PlayStation 3. Enfim, fica aqui nossa homenagem a um “inimigo” dos PCs que lutou bravamente mas deixa as fileiras após anos do bom combate.
Quem ai ainda possui o seu Xbox 360? Vão finalmente partir para um Xbox One?
Por: Lock Gamer / Info: Polygon