[Tutorial]: MSI Afterburner, como usar? Como fazer overclock?

O MSI AfterBurner é um programa da MSI para fazer overclock em placas de vídeo. Ele permite alterar as frequências, tensões, monitorar a temperatura e também programar a ventilação. Através deste tutorial vamos aprender o básico para utilização do programa.

 

 

1 – Breves informações sobre a GPU, driver e bios. 

Materia site

2 –Permite aumentar ou diminuir a tensão enviada para a GPU, atenção monitore bem esta parte. Aumentar a tensão aumentará a consideravelmente a temperatura de sua placa de vídeo. 

 

Em “settings” (9), você pode desbloquear a modificação de tensão, mas voltaremos nisso mais tarde.

3 – Power Limite permite variar o limite de TDP. O TDP é o limite de consumo imposto pelo construtor. Essa opção te permitira ultrapassar esse limite e evitar que aconteça o throttling. 

 

4 – Esta é a grande jogada do overclocking! Aqui você pode modificar a frequência da GPU. Mas não altere para o máximo logo de primeira, para testar sua placa como todo overclocking, terá que ter paciência e subir a frequência aos poucos, cuidando da temperatura e possíveis artefatos (chuviscos) na tela. 

5 – Como para a GPU, aqui você tem a possibilidade de alterar a frequência, mas desta vez é da memoria da placa de vídeo, da mesma forma suba a frequência aos poucos. 

6 – Aqui você tem varias escolhas sobre o controle da ventilação.

  • Primeiro você pode conservar a ventilação como foi proposto pela fabrica, ou seja automático.

  • Clicando sobre “auto” você desativará e poderá modificar a ventilação de forma manual, com um valor fixo indo de 0 a 100%. Estes valores são sobre a velocidade de rotação dos fans. Observe que ao aumentar a porcentagem, mais a carta estará fria e consequentemente um aumento de ruído.

  • Clicando sobre “User Defined” você ativará os parâmetros que você definiu (ou vai definir) no menu previsto dentro de “settings” (9).

 

7 – Aqui que você salva seus perfis. Depois de ter encontrado as frequências estáveis (ou não), acompanhadas de tensões (voltagens) adequadas, você tem a possibilidade de salvar tudo para poder através de um simples clique carregar o perfil desejado. Mas ainda terá que aplicar o perfil para carrega-lo. O cadeado serve para bloquear o perfil para que você não altere por engano. E também clicando em “apply overcloking at system startup” seu overclock será carregado automaticamente quando iniciar o windows.  

8 – Dois botões indispensáveis, um serve a aplicar o overclock e o outro para voltar ao padrão de fabrica.

materia site botao

 

9 – Aqui onde se configura o programa, desbloqueia opções de alterar voltagem, personalizar curva de fan, monitorar in-game temperatura e etc…  settings

 

1 – Se você possuir duas placas de vídeo (SLI/Cross) ou mais, não esqueça de marcar essa opção para sincronizar o overclocking em suas placas.

2 – Essa é uma parte muito importante para os amantes de overclock !

  • Unlock voltage control : Permite desbloquear a alteração das voltagens. 

  • Unlock voltage monitoring : Permite desbloquear o monitoramento das voltagens. 

  • Force constant voltage : Permite refinar as voltagens para ter uma estabilidade melhor.

Após ter reiniciado o programa a opção “Core Voltage” estará modificável.

Aqui você descobrirá se sua placa permite ou não modificar a voltagem da GPU (Core Voltage), a voltagem de memoria (Memory Voltage) e a PLL (Aux Voltage). 

Observação 1: A PLL ajuda estabilizar a frequência, mas pode também deixa-la instável caso passe do limite. 

Observação 2: É necessário monitorar as voltagens aplicadas. Aumentar a tensão fará esquentar bastante os componentes, que seja a GPU, memória ou as VRMs. 

Settings : Fan

Como o nome indica, você tem a possibilidade de modificar a ventilação, alem da opção automática e manual com o botão “User defined”.

Marque para definir seus parâmetros

 

Nesta aba, você pode programar uma ventilação personalizada com uma progressão de porcentagem de rotação dos fans, seguindo a elevação de temperatura dos componentes. 

fanscurve

 

Resultados:  

Vale lembrar que cada placa de vídeo, dependendo do modelo, arquitetura e fabricante, terão limites de overclock distintos, se algo der errado pode ser que a garantia não cubra, então todo cuidado é bem vindo. 

Você poderá verificar o ganho exato alem de games fazendo benchmark sintéticos como o 3Dmark, Unigine Heaven entre outros.

3dmark

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s