[Guia] Monitor 144 Hz, G-SYNC, FreeSync – perguntas e respostas

Dentre muitas novas tecnologias que temos dificuldade para entender estão os Nvidia G-Sync e AMD FreeSync além dos cada vez mais “populares” monitores com frequências mais altas como os de 120 Hz e 140 Hz. Em um esforço conjunto da comunidade e especialistas das empresas o colega Felipe Assunção reuniu as mais dúvidas mais comuns sobre o assunto e criou algo parecido com um FAQ (Frequently Asked Questions) que você confere a seguir:

1: 144Hz é tão diferente assim de 60hz?

144Hz vs 60Hz.jpg

R: é sim, 144Hz tem uma taxa de atualização 2.4x mais rápida que 60Hz, lhe proporcionando 2.4x mais frames mostrados, o que acarreta uma fluidez notória na imagem.

2: 144Hz é melhor com V-Sync ligado ou desligado?

R: O V-sync em 60Hz acrescenta um Input lag supremo a jogabilidade pois o tempo de escrita da tela em 60Hz é de 16ms (milissegundos), o V-Sync escreve um quadro inteiro na tela e espera que o próximo quadro termine de ser escrito para depois atualizar a tela com o frame completo, digamos que você use 60Hz e ligue o V-Sync, 1 frame foi escrito e o 2º foi processado por volta dos 6ms da próxima atualização… o V-Sync vai esperar + 10ms para poder começar a nova escrita e + o Input lag do monitor que usar para escrita começar.

Vsync_on_off.jpg

Já em 144Hz a taxa de escrita é 7ms, caso o novo frame esteja completo em 6ms, vai esperar somente mais 1 ms pra escrita começar, e o teu input lag… acarretando em um delay (atras0) muito menor que nos monitores comuns. Portanto, o V-Sync só é recomendado se seu jogo cravar eternamente em 144 FPS sem nenhum tipo de queda, caso haja algum… você tará ‘stutter’, que é bem mais notável que um ‘tearing’ em 144ms, a taxa de atualização é tão rápida que vai trocando tearing rapidamente.

3: Eu só vou ter o benefício dos 144Hz se rodar em 144 frames por segundo?

144Hz_monitor.jpg

R: Não, em qualquer taxa de frames que exceda 60 já haverá ganho. O monitor realmente mostrará qualquer taxa de frames na tela, 80 FPS serão 80 frames de fato sendo mostrados e já haverá um ganho de fluidez.

4: 144Hz só faz diferença em jogos FPS?

R: Não, podemos dizer que em FPS (First Person Shooters) você sentirá mais a diferença mas em todos os jogos a terás a diferença.

5: O G-Sync aliado aos 144Hz faz diferença, já que os 144Hz já são tão fluidos?

monitor_gsync

R: O G-Sync elimina tearing, stutter e esses problemas inerentes ao V-Sync. O G-Sync não mostra tanto seu brilho nos 144 FPS cravados mas sim na flutuação de frames que você simplesmente não sente, rodar em 45 FPS com sensação de 60 FPS e entre 85-90 frames com sensação de algo acima dos 110 FPS, o importante é que realmente deixa o jogo mais fluido, o monitor fica sempre de prontidão esperando o próximo frame pra ser escrito na tela, sem atrasos e sem tearing, começando sempre a escrita por cima e não em lugares aleatórios como com o V-Sync desligado.

6: O que é FreeSync e G-Sync?

R: Nós preparamos aqui um breve artigo aqui falando sobre o FreeSync quando chegou ao mercado e suas promessas. Vamos atualizar em seguida.

Claro que ainda ficam algumas dúvidas mas este é um trabalho em andamento e graças ao suporte dos especialistas de ambas as fabricantes que possuem tecnologias do mercado, então deixe suas dúvidas nos comentários para que possamos adicionar ao FAQ.

Agradecimento especial a Felipe Assunção e Alexandre Ziebert .

Por: Lock Gamer

Anúncios

2 comentários sobre “[Guia] Monitor 144 Hz, G-SYNC, FreeSync – perguntas e respostas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s