Talvez você não esteja a par da mais recente “treta” envolvendo ASUS, MSI e GTX 1070 que teriam sido enviadas a reviewers com clocks e voltagens diferentes das que estão sendo agora comercializadas no mundo todo. O que poderia ser apenas um mal entendido parece que não é e a nota oficial sobre o ocorrido divulgada pela MSI confirma que algo um pouco fora do comum ocorreu já que a empresa busca justificar as dúvidas levantadas pelo episódio, confira:
“Amostras MSI para review e placas de vídeo de varejo MSI são idênticas em termos de hardware e desempenho. Ambos têm exatamente os mesmos perfis de desempenho disponíveis através do MSI Gaming App. Todas as informações sobre estes perfis de desempenho são comunicados e podem ser encontradas nas respectivas páginas do produto. Placas de vídeo do varejo estão definidas para ‘Modo Gaming’ por padrão, que oferece o melhor desempenho por watt, enquanto continua com desempenho próximo do ‘Modo OC’ em jogo. A fim de desfrutar o melhor desempenho e todos os recursos de produtos de jogos MSI, é altamente recomendável usar o MSI Gaming App que está disponível gratuitamente.O MSI Gaming App permite que você aplique um dos três perfis de desempenho com um único clique, de imediato, dando-lhe o desempenho desejado “.
“Como vários usuários tem relatado, softwares como o MSI Gaming App muitas vezes não são usados em reviews. É por isso que as amostras de review das placas MSI GeForce GTX 1080 e GTX 1070 Gaming X estão definidas para ‘Modo OC’ para garantir que as avaliações demonstrem o mesmo desempenho disponíveis através do MSI Gaming App“.
Parece até uma resposta convincente apesar de ser pra lá de duvidosa, porém devemos sempre dar o benefício da dúvida, acontece que um detalhe técnico pesa contra a justificativa da fabricante conforme demonstra o PCGamesHardware revelando a alteração na no limite de voltagem dos modelos enviados para review em relação aos vendidos no varejo.