AMD RX 480 ultrapassa limites de consumo PCIe em testes

Pouco tempo se passou após o lançamento oficial da nova placa da AMD e polemicas já estão surgindo por toda a internet, com principal destaque para o problema relacionado ao não cumprimento das especificações de funcionamento da interface PCIe.

As discussões começaram a partir de uma publicação no website Tom’s Hardware, na qual foi afirmado que a placa gráfica RX 480 estava solicitando uma potencia maior que a media de 75w pela PCIe, violando assim as especificações de operação da interface.

A informação foi confirmada logo no mesmo dia do lançamento da GPU pelo overclocker Ronaldo Buassali, que em uma transmissão ao vivo para falar sobre o desempenho em geral da placa, também identificou o problema. Logo abaixo o vídeo resumido:

Como pode ser observado nas informações providas pelo Tom’s Hardware e pela analise de Ronaldo, a placa está solicitando aproximadamente 86 a 88W em média ou seja mais que 75W médios, ultrapassando também a tolerância de 8% ( 81w) via PCIe, chegando a picos de 155W, em Crossfire a situação ficaria mais complicada. Uma potencia alta solicitada do slot PCIe pode desarmar a placa mãe ou em casos extremos danificar permanentemente.
AMD-Radeon-RX-480-Back

De acordo com os termos do licenciamento da interface PCIe, se a AMD não corrigir o problema em três meses, sua placa de vídeo não poderá ser chamada de PCIe, logo a importação da mesma pode ser proibida pela comissão de comercio dos Estados Unidos a fim de evitar a comercialização da placa como uma mercadoria falsificada.

Procurada pelos usuários do Reddit a AMD deu o seguinte parecer sobre o caso:

basebanner

TRADUÇÃO – Resposta da AMD: 

A RX 480 Encontra-se tem testes para verificação da PCI-e em conformidade a PCI-SIG. //EDITADO: e operação com PCI-e. Este não é apenas um teste interno e deve ser muito claro. Obviamente algumas GPUs estão apresentando anomalias em seu comportamento e estamos em contato com estes reviewers por alguns dias para conhecer suas configurações de testes e compreender como esse problema poderia ser possível.

Há uma diferença entre o ASIC, que é o consumo somente da GPU (110w) e a potencia gráfica total, que é todo o uso da placa gráfica (150w). Não houve mudança nas especificações portanto gostaríamos de pedir que informações incorretas deixem de ser divulgadas como “fato”.

Teremos mais informações sobre este tópico assim que investigar-mos, mas vale a pena lembrar as pessoas que apenas um número muito pequeno entre milhares de GPUs em todo o mundo encontrou este problema. Claramente torna-se aberrante, e não é regra. Estamos trabalhando para baixar este número a zero.

Além do Tom’s Hardware e do Teclab (Ronaldo Buassali), vários outros reviewers também constataram o mesmo problema, como o Hardware.frGolem.de (Alemão), techpowerup, PC Perspective e muitos outros sites de review espalhados pelo mundo.

Algumas discussões no Reddit afirmam que a única solução é modificar o PCB da placa, pois nenhum driver ou BIOS é capaz de solucionar demasiado consumo de energia pelo PCI-e, outras discussões afirmam que reduzir o ASIC possa solucionar o problema porém afetará o desempenho, também há discussões favoráveis a modificação de bios com a argumentação que se for possível alterar a BIOS de modo que 75% da potencia seja requerida pelo conector de 6 pinos o problema poderá ser resolvido.

AMD Radeon RX 480-1200-80

Até o momento não há uma solução oficial provida pela AMD e assim que houver um posicionamento iremos atualizar.

Por: LockGamer | Info: Tom’s Hardware, Teclab, Reddit.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s