AMD se pronuncia sobre os problemas com o consumo da Radeon RX 480

A AMD acaba de emitir uma declaração sobre os problemas causados pelo consumo excessivo de energia via o slot PCI-Express que tem surgido na internet. Ao que parece, as VGAs Radeon RX 480 de referencia estão usando mais que os 75W declarados pelo slot PCI-Express alem de outros 75W sobre o conectores de 6 pinos vindo direto da fonte de alimentação. O problema é que se puxar mais que os 75W (+ 8 % fora os picos) da placa-mãe, algumas placas-mãe não poderão lidar bem com esse estresse, podendo desligar ou em casos extremos ter danos irreversíveis. Para lidar com esse problema, a AMD vai resolver via Software (driver). As Radeon RX 480, estão declaradas ter um TDP de 150W, mas inúmeros testes mostram entre 150W e 170W.

Segue a declaração da AMD:

“Nós estamos continuamente refinando nossas VGAs afim de maximizar seu desempenho dentro de suas especificações de energia e velocidade de memória, o que neste caso é um numero sem precedentes de 8Gbps para GDDR5. Recentemente identificamos em alguns cenários onde o refinamento para algumas RX 480 não foi o ideal. Felizmente nós podemos fazer este refinamento via software afim de resolver este problema. Nós já estamos com um driver em teste que implementa esta correção, e iremos fornecer uma atualização para a comunidade sobre o nosso na terça-feira (5 de julho, 2016).”

Se for corrigido via software, provavelmente ao atingir o TDP de 150w ocorrera o throttling (queda de clock para diminuir o consumo de energia). O site Guru3D refez seus testes de estresse para ver se ocorria o problema com sua sample da RX 480 e foi reportado apenas um aumento de temperatura no slot PCIe, nada preocupante, e nada de errado aconteceu, o que os problemas podem ser casos isolados.

Por: LockGamer / Info: Guru3D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s