Com o anúncio oficial da GTX 1060 pela Nvidia realizado hoje sem grandes “frescuras” ou um espetáculo online tivemos várias confirmações que vão desde seu design inspirado nas mais caras e poderosas GTX 1070 e GTX 1080 até suas especificações, mas uma delas causou mais barulho que outras, a falta do conector SLI.
Antes de revelarmos o motivo que levou a Nvidia a cometer o “enorme crime” de retirar o suporte a SLI da GTX 1060, vamos relembrar quem de nós já realizou um SLI com alguma GTX X60 de qualquer geração? É claro, teremos muitos se manifestando positivamente e revoltados com a decisão, mas a verdade é que a grande maioria nunca realizou tal feito.
Claro que isso por si só não justifica a decisão e nós somos totalmente a favor da ideia de combinar placas de baixo custo para se equiparar a uma de alto custo e desempenho como a GTX 1080, por exemplo, mas quando a realidade bate a porta, isso se torna menos romântico. A Nvidia diz em comunicado oficial que um dos motivos é justamente a falta de uso do recursos, confira:
“A GTX 1060 entrega enorme desempenho e eficiência energética em seu segmento. Porém, o SLI foi idealizado para criar as plataformas de games mais rápidas do mundo, sem exceções – e focando diretamente nos gamers entusiastas e hardcores.
De fato, pouquíssimos gamers criam máquinas com SLI utilizando GPUs mainstream. Com o SLI, nós concentramos nossos esforços em criar os maiores e melhores PCs para games possíveis, usando nossas GPUs high-end do segmento para entusiastas com nossas novas pontes SLI de grande largura de banda”.
Uma das teorias da conspiração é de que um SLI de GTX 1060 seria um GTX 1080 killer, mas quando é que um SLI foi capaz de tal façanha mesmo? Nunca? E por que seria agora? Mesmo que uma GTX 960 fosse capaz de alcançar uma GTX 980 ela não a matou, foi a GTX 970 quem o fez.
Sim, o desempenho bruto poderia ser o suficiente para alcançar, disputar, ultrapassar ou seja lá qual for seu desejo com um SLI de GTX 1060, mas e a otimização fica onde? Nem mesmo a evolução dos games trouxe boas notícias para os amantes de dual GPU ou SLI, então por mais que seja lamentável ver o suporte na GTX 1060 virar história (ponto para a RX 480?), a maioria de nós pode não sentir falta.
Caso compartilhe a tristeza fique sabendo que o pronunciamento também decreta o fim do SLI em uma futura GTX 1050 ou qualquer outra abaixo da GTX 1060 e talvez até acima (GTX 1060 Ti).
Mas queremos saber de vocês, o que acham do fim do SLI?
Por: Lock Gamer
Quem paga 1k+ em uma VGA, quer todos os recursos que uma placa nessa facha de preço pode oferecer. não importa se vai ou não usar. então é sim um erro mesquinho da Nvidia, porem fora isso, tenho certeza que ela vem com força, creio eu superando a RX480, que teve mais marketing do que resultados.
CurtirCurtir
Acredito que a Nvidia tenha tomado essa decisão sem consultar abertamente o seu público via plebiscito ou pesquisa de mercado mesmo. Por mais que nos países desenvolvidos os utilizadores façam SLI e VGAs parrudonas, nos países subdesenvolvidos de terceiro mundo, no qual o Brasil é um deles, os utilizadores abastados fazem SLI justamente com modelos mais em conta, como a GTX 960.
Espero que a Nvidia deixe para os fabricantes a decisão de adicionar ou não uma ponte SLI.
CurtirCurtir
Perde-se o sentido não poder fazer um SLI de uma VGA de entrada!
CurtirCurtir
NVIDIA cortando os custos para lucrar mais, GTX 1060 FE sem conexão para SLI delícia! Só fanboy mesmo para ficar a favor, pois a NVIDIA está obrigando os fanboys dela a comprarem uma GTX 1080(tenho certeza q sairá mais caro para quem ‘escolher’ isso).
CurtirCurtir