Qual o ganho de performance com a RX 480 a 1400 MHz?

Muita gente criou e caiu na esperança de ver uma RX 480 a 1400 MHz, mas enfim, os modelos custom chegaram e não se concretizou essa expectativa. Entretanto sim é possível chegar e até ter uma estabilidade aos 1400 MHz no GPU clock.

Modificação da Bios

Devido ao limite imposto pela bios que mantém uma margem de segurança, mesmo em modelos custom a tensão não ultrapassa os  1150mv, dessa forma fica difícil chegar em 1400 MHz, talvez com alguma refrigeração líquida ou um chip gold. Mas através de uma bios modificada sem limites para tensão é sim possível.

Untitled4

Bios Unlocked

Ferramenta para o overclock

Apesar do biosmod, a ferramenta de overclock OEM da AMD, (Wattman) não deixar a voltagem passar dos 1175mv, mas já pode estabilizar algo em torno de 1350-1370 MHz com essa tensão. Ainda não é suficiente para os desejados 1400 MHz. Então entra na jogada a ferramenta da ASUS, GPU Tweak II, onde é possível fazer todos os passos de overclock  e também é interessante já que tem 3 perfis pré definidos para você que quer um overclock mais light sem ter que fazer grandes modificações. Mas ainda caso deseje uma maior estabilidade sem throttling, é muito importante personalizar a velocidade do fan ou fixar em 80-100% (aumentando o ruído significativamente) e também ir dentro da ferramenta wattman e subir a Temp Target de 80ºC para 90ºC.

Untitled

Interface do Asus GPU Tweak II

Untitled2

Configuração para os 1400 MHz

Untitled3

Subindo o limite de temperatura de 80ºC para 90ºC dentro da ferramenta Wattman

Resultados:

Vamos aos resultados:

3Dmark Firestrike

3dmark.png

Ganho de 17%

 

Battlefield 4 1080p Preset Ultra + 4MSAA

bf4_2016_07_22_20_23_31_755

Ganho de 11,5%

Shadow Of Mordor

shadow

Ganho de 17%

 

Conclusão

Consumo

Tivemos ganhos com o clock e memorias em overclock de aproximadamente 10-17% dependendo o jogo e o cenário dentro do mesmo. Mas o principal motivo para as custom não virem nesse clock, sem dúvidas é o consumo e temperatura. Um projeto para segurar esse clock e manter uma temperatura abaixo dos 75 graus, teria que ser mais parrudo, necessitaria de um PCB ainda mais reforçado, tirando o principal objetivo da RX 480, que é o custo x beneficio, e o ganho de desempenho para isso não é tão expressivo, ainda mais se pensarmos que o que comparamos um modelo reference com clock em 1266 M|Hz, então um modelo com 1300-1340 MHz já seria suficiente, mantendo o consumo e temperaturas dentro de uma margem desejável com um preço baixo.

Por: LockGamer

Anúncios

4 comentários sobre “Qual o ganho de performance com a RX 480 a 1400 MHz?

  1. O ganho a 1400MHz chega a ser algo fantástico demonstrando um ganho real nesta faixa de operação, o suficiente para animar qualquer eventual comprador deste chip da AMD. O preocupante fica por conta da qualidade da solda ou das esferas empregada no chip que o liga ao PCB, pois a parte que mais me incomoda são os artefatos “precoces” que ocorrem nessas VGAs quando submetido a estresse por muitas horas de uso.
    Imaginem perder uma VGA que não suporta over por problemas com solda fria ou esferas mal ajustadas no PCB, prejudicando a qualidade dos gráficos e possivelmente “ferrando a placa “D:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s