RX 480: Qual a diferença entre 4GB e 8GB?

A RX480 chegou ao mercado com duas versões: a de 4GB e a de 8GB, ambas com especificações bem semelhantes, diferenciadas apenas pela quantidade de memória e uma leve diferença na largura de banda, mas será que 8GB de VRAM é realmente necessário?

A resposta para esta pergunta veio com o comparativo feito pelo “Digital Foundry” entre estas versões, no qual pode se verificar a mínima diferença de performance entre as versões, o ganho foi algo em torno de 4% na versão de 8GB, diferença tão mínima que é possível obter com o procedimento de overclock.

Na análise houveram exceções somente quando a textura foi utilizada na qualidade ultra que demanda uma maior quantidade de memória, porém como é possível observar nos testes, o ganho em qualidade é mínimo, injustificando a aquisição do modelo com mais VRAM, logo a compra do modelo com mais VRAM não se justifica para fins de maior performance nos games atuais, mais sim para preparar-se para futuros títulos que venham consumir uma maior quantidade de memória de vídeo.

Vale ressaltar que o fator resoluções superiores não foi levado em consideração nos testes. Resoluções maiores demandam mais memoria de vídeo, portanto para quem deseja ir além do full HD, é interessante adquirir a versão de 8GB da RX480.

Por: Lock Gamer / Info: Adrenaline

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s