“Bug” na BIOS GALAX/KFA2 apresenta “overclock falso” de até 2.5 GHz

Uma das placas que se encontram em nossa agenda de reviews é a GALAX/KFA2 GTX 1070 EX, o exemplar foi adquirido por nossa equipe em uma varejista, lacrada, com garantia e todos os procedimentos comuns a uma compra qualquer de hardware. Os primeiros testes executados por nosso Editor, Abilio Albino, foram os de estresse em benchmarks sintéticos com o objetivo de encontrar o limite do chip para overclok.

galax_gtx_1070_oc_2-5_ghz_bug_kfa2-bios-amostraO procedimento adotado foi o básico para overclock através do MSI Afterburner, arrastando as barras de subindo o clock, power limit e temp target. Com este método encontramos o limite da GPU de aproximadamente 2177-2190 MHz, um ótimo desempenho para o chip que pode ser considerado “acima da média”. Em busca de um refinamento partimos para o editor de curva de clock e tensão do MSI Afterburner quando as coisas começaram a ficar estranhas.

Overclock bug “chip gold”?

Diminuindo a tensão a GTX 1070 EX chegou aos 2200 MHz com facilidade e com baixa temperatura. Fazendo o uso do editor de curva com 2230 MHz buscamos o limite do chip em um teste do Firestrike, após os resultados começamos a suspeitar que algo estava errado já que a pontuação foi menor do que a obtida com overclock da 2100 MHz da maneira clássica. Nos deparamos com com o “bug”.

galax_gtx_1070_oc_2-5_ghz_bug_kfa2-gerenciamento-msi-afterburner-galax-monitoramento

GPU Clock monitorado por vários softwares apresenta o clock não efetivo

Ao utilizar a curva de clock e tensão do MSI Afterburner para o overclock já é possível notar um desempenho inferior no mesmo clock frente a maneria clássica. O “bug” permite levar a placa até a marca dos 2519 MHz apenas subindo a curva de clock agressivamente a partir dos 1.025v, para isso não foi necessário alterar nem mesmo a tensão, porém não para por aí.

Overclock “falso” engana os softwares

Tudo isso seria algo notável, não fosse um importante detalhe. Mesmo sendo possível chegar a um overclock elevado, o ganho de performance se equipara, no máximo, aos resultados em 2130 MHz efetivos. Em todos os testes que realizamos os resultados foram sempre abaixo do esperado com os clocks atingidos pela GTX 1070 EX mesmo em 2.5 GHz, o que nos leva a crer que o clock efetivo “real” é bem inferior ao apresentado, como podemos ver no 3DMark Firestrike.

galax_gtx_1070_oc_2-5_ghz_bug_kfa2-3d-mark-validated

Comparativo entre OC clássico e com editor de curva

O overclock se mantém estável mesmo em jogos, como o teste em Just Cause 3:

Em uma livestream transmitido em nosso canal com o Abilio Albino, reproduzimos ao vivo os “bugs” nos diversos programas de monitoramento com a Galax/KFA2, confira:

Problema exclusivo com GALAX/KFA2

Tentamos reproduzir o cenário em uma GTX 1070 Founders Edition além de modelos EVGA, PNY e Zotac através dos nossos colegas mas o “bug” não se repetiu em nenhuma delas, se restringindo exclusivamente aos modelos GALAX/KFA2 testados (sim, mais de um).

Para nos certificarmos da origem do problema, testamos quatro diferentes BIOS disponibilizadas pela Galax/KFA2 (http://www.galax.com/1070bios/), as versões:

GTX 1070 EX
GTX 1070 EX (Fan Stop)
GTX 1070 Exoc
GTX 1070 EXOC-SNPR BLACK

Com a utilização de diferentes BIOS confirmamos uma suspeita de que o problema estava nas BIOS, já que não era possível atingir clocks mais altos com a BIOS da GTX 1070 EX. Isso confirmou o que já suspeitávamos, pois com a BIOS da GTX 1070 EX não foi possível atingir clocks superiores ao limite real da placa, apesar de apresentar a mesma perda de performance num cenário onde o clock atingido com overclock clássico tem mais performance que o mesmo número obtido através de uma edição de curva (2100 MHz x 2100 MHz). Concluímos que as anomalias são exclusivas das BIOS da  GTX 1070 EX (Fan stop), EXOC, e Sniper Black, o que foi confirmado por testes de nossos parceiros nas mesmas condições.

Resposta da fabricante

Solicitamos uma resposta por parte da NVIDIA Brasil que ainda não tem uma posição oficial sobre o problema, porém está analisando o caso. A KFA2 foi contactada por nossa equipe mas até a divulgação desta matéria ainda não havia se posicionado. Assim que recebermos as respostas oficias de NVIDIA e KFA2 atualizaremos com mais novidades.

Por: Lock Gamer

Anúncios

Um comentário sobre ““Bug” na BIOS GALAX/KFA2 apresenta “overclock falso” de até 2.5 GHz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s