[Review] roteador ASUS RT-N300 Wireless

Recebemos o ASUS RT-N300 o “irmão mais novo” do recém-testado ASUS RT-AC51U, uma versão mais econômica, mas que nem por isso perde sua qualidade. Como um modelo mais básico, atua na frequência de 2.4GHz com 4 portas LAN 100/MBS e uma WAN, vamos continuar a dar ênfase a parte funcional para um usuário doméstico sem muito conhecimento no assunto e sobre suas funções, daremos atenção ao básico e o que consideramos essencial para o uso mais comum.

Design 

Como um modelo mais básico, possui um acabamento mais simples que o RT-AC51U. A primeira vista notamos uma grande diferença no tamanho e na construção que é de plástico todo em preto fosco com leds verdes com indicadores de funções. Sentimos falta do led para indicar as portas LAN 1,2,3 ou 4 ligadas/utilizadas, o que não chega a ser alarmante. Mantém o mesmo acabamento “quadriculado” da linha de roteadores ASUS com uma textura que lembra os antigos HDs externos SAMSUNG e alguns modelos de SONY VAIO.

O roteador é bem leve, nos testes colocamos em uma posição elevada com o fio para baixo, o peso do cabo de rede acaba “empinando” o roteador como de esperado e já constatado em outros modelos. O plástico não deixa marcas de digitais na superfície, é fácil de limpar e para fixação contém dois suportes na parede em forma de L, (não acompanha parafusos para suporte). Devido ao seu peso e tamanho até mesmo uma fita dupla face de boa qualidade pode resolver o problema de fixação.

Instalação

No PC

Processo continua muito simples e fácil em três passos (dependendo do seu serviço de internet já estará tudo pronto para navegar). Este já se mostrou ser um ponto forte dos roteadores da ASUS que ajuda quem tem dúvidas ou receio de enfrentar a tecnologia, esse roteador é seu amigo, faz todo o trabalho pra você.

Configuração_rede_rotuer_Asus_RT_N_300_finalConfiguração_rede_router_Asus_RT_N_300Configuração_rede_router_Asus_RT_N_300_login_configRede configurada crop

A Fibra ótica foi só conectar o cabo na porta WAN e “voilá”, tudo pronto e navegando. As funções avançadas também estão disponíveis nesse modelo (caso queira fazer manualmente) e depois da configuração inicial você já pode acessá-las.

ANDROID 

Processo também muito simples para configuração, dessa vez não aconteceu nenhum tipo de bug ou erros no processo, o produto parece mais “maduro” mesmo sendo mais básico.

Interface 

Interface no Android bem “futurista” pode confundir alguns usuários inexperientes, mas é limpa e objetiva. Notamos a falta de tradução de algumas palavras que continuam em inglês, o que não ajuda usuários conhecimento, algo que deveria ser corrigido.  Nos navegadores é bem mais fácil de utilizar e “tradicional”, apresentando a maioria das funções do roteador logo na primeira página, como no Android.

O sistema é bem intuitivo e após alguns poucos minutos o usuário se acostuma com as funções. O app te dá total controle sobre sua rede e um status do seu sistema sem precisar acessar páginas no navegador do celular em que por vezes não são responsivas e otimizadas para telas de smartphones te obrigando a ir até um PC.

interface-android-asus-rt-ac51u-1A atualização do FIRMWARE é uma característica positiva que se mostra recorrente na linha, ocorre de forma simples e automática, sem dores de cabeça e sem gerar receio do usuário no processo, nada de baixar arquivos .rar (zip) e correr o risco de perder seu roteador por erro de FIRMWARE. É um recurso interessante para usuários com pouco conhecimento em um processo importante para manter tudo atualizado e seguro.

router_Asus_RT_N_300_firmware_updateAtt Firmware completa

Recursos

Destacamos aqui alguns recursos relevantes e que podem ser úteis para a grande maioria dos usuários ou reflitam ganhos em desempenho e praticidade:

Controle dos Pais – Uma função bem simples e funcional, não substitui um bom firewall, simplesmente libera ou não a internet para tal dispositivo, após uma vez conectado a ele.

controle_pais_rede_router_Asus_RT_N_300.jpg

Antenas – Duas de 5dbi, não destacáveis, mas direcionáveis com um ótimo alcance.

ASUS RT N300 antenas.jpg

Rede para convidados – se você recebe muitas visitas em sua casa que pedem acesso a sua rede Wi-Fi esta função é realmente interessante, particularmente atraente para quem joga online. É possível configurar sua rede GUEST (convidado) para seus parentes, familiares e vizinhos, podendo ajustar a largura de banda para uso com limites, mantendo uma taxa fixa e limitando a velocidade na rede garantindo uma taxa “livre” para sua rede pessoal.

rede convidados ASUS RT N300

Testes 

Deixaremos os detalhes e recursos avançados e lado, vamos focar no básico e mais utilizados para um usuário doméstico.

Alcance – Comparado ao modelo RT-AC51U da ASUS mais caro e superior testado anteriormente o desempenho do RT-N300 foi surpreendentemente melhor chegando um alcance máximo de 33-35 metros em uma área aberta sem paredes, testamos no mesmo local e posicionamento em uma sala com ambiente controlado (temperatura). O roteador é posicionado no segundo andar, no andar de baixo o alcance começou a perder força o que já é esperado, ainda assim, se saiu melhor no alcance do que o RT-AC51U.

Conforme a distancia aumenta normalmente seu sinal vai diminuindo, mais com um sinal de apenas “um risco” no Android que obtivemos o melhor resultado com um S6 Edge+. Mesmo no limite com a barra de sinal quase desaparecendo, a navegação foi normal, um pouco abaixo na velocidade real.

No ambiente interno o ASUS RT-N300 funcionou perfeitamente tanto para navegação (internet) quanto para streaming de vídeo (Netflix, YouTube). A troca de arquivos entre dispositivos dentro da mesma rede conectados ao roteador aconteceu de forma estável e sem apresentar falhas.

Com a velocidade um pouco menor que o RT-AC51U a transferência de arquivos Wi-Fi também foi bem inferior e mais lenta.

Frequências

O roteador trabalha por padrão na tecnologia “N” a no máximo 300mbps. O novo padrão “AC” não está presente neste modelo mais simples. Tivemos um único problema, que na verdade não foi um problema, mais provavelmente uma “proteção” do próprio roteador que por padrão não permite dispositivos mais antigos que atuam nas tecnologias B ou G, não foi possível visualizar a rede Wi-Fi com o recurso ativo, mas bastou desativar para que os dispositivos localizassem a rede.

wireless config ASUS RT N300.jpg

Desempenho banda larga 

Utilizamos a conexão FIBRA 40MB, foi possível obter a velocidade máxima sem qualquer falha ou prejuízo no desempenho durante o download e upload de arquivos, extraindo toda a banda disponível. No cabo a troca de arquivos conseguimos uma taxa normal de transferência como em todos os outros, via Wi-Fi a troca de arquivos foi um pouco lenta, alcançando um máximo de 1,5mb/s.

Equipamentos utilizados

  • Notebook ASUS
  • Galaxy S6 Edge+
  • Galaxy Tab A
  • Asus ZENPHONE
  • NOTEBOOK DELL INSPIRON
  • MOTO G3

Pontos Positivos

  • Configuração fácil
  • Preço
  • Atende todos requisitos básicos de usuários domésticos
  • Pequeno e discreto
  • Ótimo alcance
  • Firewall integrado
  • Rede para convidados
  • App Android e iOS

Pontos negativos

  • Antenas não destacáveis
  • Falta de LED indicadores das portas ativas (1,2,3 e 4)
  • Falta de algumas traduções no app

O que nós achamos, vale a pena comprar?

Se você busca um novo roteador básico ou com um excelente “custo x beneficio” esta é a opção certa pra, mesmo não sendo no novo padrão de tecnologia AC e duas bandas, nós realmente gostamos do ASUS RT-N300, simples, rápido e funcional, além de ser compacto e com design agradável e discreto. Nos processos de configuração a sua velocidade na hora de ou desligar e ligar novamente foi uma grata surpresa, bem rápido comparado a outros roteadores que levam “um século” para ligar e estar pronto para uso.

Oferece ainda rede para convidados, controle dos pais e outras funcionalidades presentes em modelos mais caros da ASUS, pudemos encontrar apenas alguns “detalhes” que necessitam de otimização na interface e algumas características que não nos agradaram, mas seus pontos positivos os superam em muito e nós certamente o recomendamos levando o selo máximo de certificação.

review_asus_roteador_RT-N300_compensa_brasil_pt-br-certificacao.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s