[Review] Teclado HyperX Alloy FPS

Quando montamos um PC para games nós normalmente damos mais atenção para o hardware, a força motriz que fará com que tenhamos mais FPS na tela, o que é algo quase que instintivo para o gamer “hardcore”, mas para os jogadores que buscam mais competitividade ou games multiplayer existem outros componentes no PC que costumam ser um grande diferencial, os periféricos. Testamos aqui o teclado HyperX Alloy FPS, a primeira incursão da HyperX no mercado e vamos descobrir se ela entrou ou não com o pé direito.

Design e construção externa

A HyperX escolheu para o Alloy FPS um estilo “clean” e quase compacto não fosse a presença do teclado numérico. Ele não possui o apoio para o pulso ou qualquer outra extensão em sua construção com detalhes desnecessários, seu “corpo” termina praticamente onde as teclas “morrem” e como praticamente tudo que se refere a design é uma questão de gosto, vai depende de cada usuário. Particularmente digo que é de longe o design que mais me agradou até hoje.

Alloy FPS teclado teclas flutuantesO teclado não possui “teclas flutuantes” que são “saltadas”, é possível mesmo ver os switches e o reflexo da iluminação em seu corpo que é todo em alumínio exposto. Apesar de ser comum entre os teclados mecânicos, outros modelos optam por “escondê-lo” com algum acabamento plástico, o que também ajuda a reduzir seu tamanho.

Alloy FPS teclado kyecaps manchas pinturaPossui quatro pés e dois suportes de altura, todos emborrachados e com ótima aderência impedindo que o teclado “ande” durante o uso.

Alloy FPS teclado kyecaps normais

As keycaps da iOne (cobertura plástica das teclas) são de qualidade mediana com pintura resistente, mas muito sensíveis a manchas provocadas pelo suor das mãos a qualquer toque. Mesmo apagadas é possível identificar os caracteres que utilizam uma fonte legível e de fácil distinção.

hx-features-keyboard-alloy-na-3-lg.jpgNão traz o padrão ABNT (PT-BR) apenas o americano (EN-US), o que nos obriga a aprender “atalhos” para teclas simples como ponto de interrogação,  apesar de “dar pra acostumar” e ser (infelizmente) até comum em teclados do mercado, o que pode ser considerado um ponto negativo.

Iluminação

Aqui um quesito que divide opiniões. O Alloy FPS traz uma iluminação LED individual nas teclas, porém ela não é RGB e está disponível apenas na cor vermelha.

Alloy FPS teclado modo iluminação ligadaEla traz efeitos que podem ser controlados diretamente pelo teclado pressionando a tecla “FN (função) + as setas para direita e esquerda”, alternando entre respiração (mudando devagar entre todas as teclas ligadas e desligadas), reativo (acendendo e apagando as teclas pressionadas), “pingo d’água” (ao pressionar as teclas um efeito parecido com um pingo na água), uma onda que corre de um lado a outro do teclado e a iluminação apenas nas teclas WASD e 1234.

Alloy FPS teclado sem RGB personalizarExistem ainda cinco níveis de iluminação desde totalmente desligadas a todas as teclas ligadas pressionando a tecla “FN + seta para cima ou para baixo”.

Alloy FPS teclado modo iluminação desligadaO fato de não trazer RGB pode até ser considerado algo irrelevante para alguns usuários mas com concorrentes na mesma faixa de preço oferecendo essa opção de personalização, é um ponto a ser considerado na hora da compra, algo bem particular. Um detalhe que a HyperX deveria modificar em outras futuras versões.

Marcos, software e extras

O HyperX Alloy FPS não oferece um software para controlar o teclado, o que é até algo compreensível dado ao fato de que ele também não possui macros ou teclas extras a serem configuradas.

As funções multimídia não possuem teclas físicas estão presentes somente através de funções, então leva um tempo até se acostumar. O que parece um detalhe meio irrelevante mas faz falta para tarefas diárias.

Alloy FPS teclado modo gaming

Entre as funções “extras” está o chamado “modo gaming” (FN+F12) que “bloqueia” a tecla do Windows e ativa o NKRO (n-key rollover) permitindo que todas as teclas respondam mesmo que pressionadas ao mesmo tempo, o que já deveria ser padrão e não um extra já que a função é bem comum em teclados mecânicos. O teclado funciona por padrão no modo 6KRO, com apenas seis teclas respondendo simultaneamente).

Alloy FPS teclado portas USBO teclado é conectado ao PC através de um cabo USB removível, bem útil para quem precisa transportar constantemente. Ele traz também uma porta USB na parte traseira apenas para recarregar dispositivos como seu smartphone, para isso é preciso utilizar uma conexão adicional para alimentação.

Não é possível conectar outros dispositivos como pen drives ou mouse, o que é útil apenas para alguns usuários, um preço a ser pago pela escolha da HyperX pelo cabo removível e que no fim das contas, parece a correta.

hyperx alloy fps bolsa transporte.jpg

Um dos “mimos” oferecidos pela HyperX é uma bolsa de transporte que comporta o teclado, o cabo e o seu mouse (se não for muito grande), o que reforça a ideia de algo voltado a mobilidade e de acordo com seu projeto “compacto”.

Alloy FPS teclado kyecaps extrasA HyperX entrega ainda keycaps WASD e 1234 na cor vermelha com textura imitando metal (tipo piso de ônibus) que dão um visual bacana (chique sem ser vulgar) e são facilmente removidas com o extrator que acompanha o produto.

Uso diário e gaming

switches Cherry MX Alloy FPS.jpgO HyperX Alloy FPS possui duas opções de switches, MX Blue, MX Brown e MX Red, da marca Chrerry de ótima qualidade e bastante conceituados presentes nos melhores teclados do mercado. A versão que recebemos utiliza os switches Blue que tem como característica o clique audível (mais sobre switches aqui). Como fica a opção do usuário a versão utilizada, ao escolher a versão com Blue você já deve ter em mente que ele não é nem de longe o mais silencioso. Particularmente acho bem satisfatório para uso geral, mas, de novo… é algo bem pessoal.

Alloy FPS teclado kyecaps extras texturaO posicionamento de teclas e a elevação do teclado é muito agradável ao uso diário e para gaming, o único ponto que incomoda é a necessidade de utilizar as teclas de função para multimídia. A falta do “apoio para o pulso”, aquela extensão na parte frontal faz bastante falta para quem já está acostumado com teclados básicos e apesar de ser comum entre diversos concorrentes, demorei muito para me acostumar.

Alloy FPS teclado cherry mx switchesEm games a experiência foi positiva e a adaptação rápida. O “FPS” no nome e as características “portáteis” do Alloy podem facilmente remeter a um teclado voltado a eSports e a FPS mas ele é uma boa escolha mesmo para MOBA, MMORPG ou qualquer outro gênero. Isso se você não precisar de macros, é claro.

Especificações técnicas:

– Switch: Cherry MX Blue
– Tipo: mecânico
– Layout: Americano
– Backlight cor única, vermelho
– Efeitos de luz 6 modos LED e 5 níveis de brilho
– Tipo de conexão USB 2.0 (2 conectores USB)
– Passagem USB (apenas carregamento do telefone celular)
– Polling rate 1.000 Hz
– Anti-ghosting 100% anti-ghosting
– Função da tecla modos 6-key / N-key
– Controle de mídia
– Modo de jogo
– Dimensões aproximadas: 441,65 x 129,38 x 35,59 mm 

Cabo:

– Tipo removível, trançado
– Comprimento 1,8 m 

Cherry MX Blue:

– Força de acionamento 50 g
– Distância de acionamento 2,2 mm
– Confiabilidade 50 milhões de toques

O que nós achamos, vale a pena comprar?

A entrada da HyperX em outros mercados como o de teclado é bem-vinda, ela apresenta um produto competitivo e de qualidade. É claro que em uma “primeira viagem” cometemos erros e mesmo empresas com anos no ramo o fazem. Seu design “compacto” pode não agradar a todos (apesar de ter me agradado bastante). Ele não traz recursos adicionais que o diferenciem, suas keycaps carecem de um acabamento mais cuidados (visto mesmo em teclados mais baratos) e a iluminação apensas vermelha sem opção RGB são detalhes que pesam na comparação com seus concorrentes e podem ser corrigidos em versões futuras.

Seu preço de lançamento seria de longe o ponto negativo mais evidente do produto, acontece que ele vem gradativamente caindo e hoje (25/05) já pode ser encontrado na faixa dos R$ 500,00 que é um valor bem competitivo.

O Alloy FPS não chega a ser excepcional mas tem atributos o suficiente para o classificá-lo entre os melhores teclados no seguimento e em sua faixa de preço. Ele tem uma construção sólida e com componentes de qualidade como switches Cherry MX (disponível com MX Blue, Brown e Red), sleeve nos cabos e boa iluminação; oferece um design que facilita o transporte com cabo removível e um “agrado” com bolsa de transporte. O HyperX Alloy FPS é um teclado bem equilibrado e sóbrio sem grandes diferenciais, porém no preço correto ele é uma opção e nós certamente o recomendamos.

Pontos negativos:

  • Falta de iluminação RGB
  • Pintura das keycaps (manchas)
  • Sem botões multimídia
  • Não traz padrão ABNT

Pontos positivos:

  • Switches Cherry MX
  • Boa construção extrena
  • Design “compacto” e  “portátil”
  • Cabo USB removível e porta USB para recarga
  • Bolsa para transporte

review_hyperX_alloy_fps_teclado_compensa_cherry_mx_certificaçãoPor: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s