[Review]: SSD WD 240 GB Green

Aproveitando a deixa do nosso review anterior com o SSD WD 1 TB Blue, testamos também um SSD da linha Green da WD (Western Digital), o “caçulinha palmeirense” da linha SSD, possuindo 2 versões, de 120 GB e 240 GB (modelo testado) uma linha para os amantes da natureza, a linha green é voltada a menor consumo energético, mas será que essa economia também afeta o seu desempenho?

Meio Ambiente/Performance

Lembra aqueles tempos que você ligava seu PC, ia dar uma volta? Ia tomar um todinho, voltava e o PC ainda estava “pensando”? Com a maravilha do SSD, você mal terá tempo de ajeitar o traseiro na cadeira já estará tudo pronto para sair usando.

Resultado de imagem para WD Green

Quem já possui um simples SSD de 120 GB sabe do que se trata. Desde somente navegar até dar um loading bem rápido nos seus games. Com interface SATA 3, ele é compatível com as versões SATA mais antigas, sendo possível dar um upgrade para reutilizar seu PC antigo.

O tempo que leva para ligar seu PC e estar pronto para uso, comparado ao HD convencional é absurdo, mesmo os mais antigos com interfaces SATA e SATA 2 onde a inicialização não será tão eficaz devido a limitação da interface que atua no máximo (300 mbps).

Os modelos Green foram desenvolvidos para terem um melhor consumo energético, assim você deixa de lado uma pouco de performance, sendo uma melhor opção voltada para notebooks, comprometendo menos a bateria do seu note, mas será mesmo que o desempenho é tão inferior assim?

240 Gigabyte de espaço

SSD Western Digital 1TB Blue review compensa vs GreenA desvantagem do SSD em relação o HD comum é o custo por giga, portanto não costuma ser uma opção para seus arquivos pessoais. Alguns tamanhos disponíveis no mercado são 120 GB, 240 GB, 480 GB 512 GB 960 GB, 1TB e até 4 TB, com o preço subindo de acordo com o aumento na capacidade de armazenamento.

SSD vs HD

Entre outras vantagens em relação aos HDs “tradicionais” está a ausência de ruído, nos HDs mecânicos que se pode ouvir seu disco e a agulha. Os SSDs não possuem partes móveis, portanto, além de não gerarem ruído você corre um risco menor de perder seus dados devido a impactos ou quedas.

O tamanho compacto graças ao formato 2.5” favorece a instalação em notebooks (onde impacto são comuns) e ainda a alocação de espaço nos gabinetes, o SSD pode ser fixado em praticamente qualquer posição sem risco de vibração ou danificar o disco como nos HDs mecânicos.

SSDs Western, linha Green

SSD WD Green

A linha Green possui dois modelos sendo diferenciados pela capacidade de armazenamento de 120 GB e 240 GB, a linha green dos HD convencionais foi descontinuada e feita uma união dos modelos green + blue = BLUE ? Combinando as duas tecnologias nos HDs, e curiosamente, o rótulo Green foi ressuscitado dentro do segmento SSD. O WD Green é o menos orientado para o desempenho, oferecendo um desempenho de linha de base sobre os HDs mecânicos, ainda assim, muito superior. Ambas as versões (120 GB e 240 GB) são configurações sem DRAM usando controladores NAND de 15nm TLC e Silicon Motion.

Entendendo o arco-íris WD

Colors Western Digital.jpg

WD Blue – Desempenho e confiabilidade sólidos para a computação diária. (Desktop)

WD Green – Funcionamento silencioso com baixo consumo de energia. (Desktop)

WD Black – Desempenho máximo para computação de potência. (Desktop)

WD Red – Maior carga de trabalho e confiabilidade. (Armazenamento NASware ou desktop)

WD Purple – Projetado para armazenamento DVR de vigilância.

WD Gold – Projetado para servidores projetados para lidar com cargas de trabalho de até 550TB por ano.

Como nós testamos

Realizamos testes com programas de BENCHMARK específicos e em algumas tarefas comuns como, cópia de arquivos, carregamento de jogos e a velocidade do boot do sistema operacional com Windows 10.

O primeiro boot será mais demorado (o que já é esperado), nas próximas inicializações o tempo irá diminuir, como o load nos games, por exemplo. Devido a uma combinação com as memórias RAM, conforme vai usando o PC ele já deixar pré alocado os arquivos necessários para para agilizar o carregamento (Superfetch), isso não acontece com cópia de arquivos, dependendo da quantidade, tamanho, estrutura dos arquivos, pode ter uma variação entre os dispositivos, o que influencia é a quantidade de arquivos e tamanho deles, assim dizendo, se copiar 1 único arquivo de 1 GB e 100 arquivos que soma 1 GB, mesmos tendo o mesmo tamanho o 2 caso demoraria mais.

Mesmo para uso no dia a dia como navegar na internet, YouTube e Netflix, é possível notar grande diferença no tempo de inicialização em programas como o Google Chrome, Word, PowerPoint e vídeos com alta resolução, onde é gritante a diferença.

Setup

  • Intel Core i7 4790K
  • Gigabyte Z97MX gaming 5
  • 16 GB Corsair Vengence DDR3 1600 MHz
  • 1TB WD Blue SSD
  • 240 GB Kingston UV400
  • 2TB seagate barracuda HDD
  • Corsair RX850i

Programas utilizados:

Anvil’s Storage Utilities

A ASU é flexível, portanto podemos configurar seus parâmetros de benchmark. Neste teste, especificamente, estamos criando um tamanho de arquivo de teste de 1 GiB, que pode ser re-lido várias vezes. A ASU ignora o cache do sistema de arquivos dentro do sistema operacional. Como conseqüência, a variação na velocidade pode ser diretamente atribuível ao cache NAND.

Anvils

Este programa testa a Leitura e Escrita de dados, tipos de estruturas ou tipos de arquivos diferentes, nele é coletado tempo de resposta, a quantidade de MB lido, IOPS (é uma abreviação para Input/Output per Second, ou operações de entrada e saída por segundo) e finalmente a velocidade máxima na leitura, nos teste de leitura são 6 testes e escrita são apenas 4 testes com os mesmos parâmetros, no final leitura e escrita ganham uma pontuação depois a soma de ambos gera sua pontuação final de performance do dispositivo

ATTO Disk Benchamrk

ATTO Disk Benchmark é talvez um dos mais antigos benchmarks e é definitivamente o principal para especificações de desempenho do fabricante. ATTO utiliza dados RAW (ou compressíveis) e os fabricantes preferem testar em dados compressíveis, uma vez que estes obtêm os melhores resultados de desempenho, embora nem sempre sejam demasiado realistas.

ATTo

O Programa também testa as velocidades de escrita/leitura em 21 estruturas de arquivos diferentes, sempre registrando a velocidade máxima obtida. A maioria das empresas optam por resultados desse aplicativo, em alguns modelos vem até na caixa estampado que as velocidade foram baseadas nele.

CrystalDiskMark

O CrystalDiskMark mede operações de leitura e gravação sequencial e aleatórias (com 4KB, dados de 512KB) para avaliar o desempenho. Nele é configurado a quantidade de teste que será repetido e ao lado o tamanho do arquivo que será gerado nos testes, nesses testes a maior velocidade obtida será considerada, em 4 tipos de estruturas de arquivos diferentes.

Crystal

A exibição do aplicativo é muito intuitiva, Simples e rápido, Você não precisa saber como funcionam os HDDs/SSDs para interpretar os resultados

Roadkil’s Disk Speed

Roadkill

Esse teste um pouco diferente, um programa mais antigo e descontinuado, ele abrange 12 tipos de estruturas de arquivos, mas ele é capaz somente de fazer leitura. Nele é registrado o tempo de acesso no disco em milisegundos (ms), velocidade máxima obtida na leitura, velocidade de cache de disco usada e uma pontuação, com muitos dígitos.

As SSD Benchmark

AS SSD

SSD Benchmark usa dados incompressíveis no teste de SSDs, fornecendo essencialmente resultados que seriam consistentes com o uso da carga de trabalho mais pesada, portanto, velocidades mais baixas são esperadas.

Seq-test verifica quanto tempo leva para ler um arquivo de 1 GB e também quanto tempo para gravá-lo novamente. Um teste de 4K verifica a velocidade de leitura e escrita de blocos de dados 4K apenas. O texto 4k-64 lê e grava 4K de dados em 64 threads para ver como o desempenho multi-threaded melhorou o desempenho da unidade SSD.

HD Tune PRO

HD Tune

Oferece uma versão mais completa de dados sobre seu disco. A interface tem muitos componentes e informações. Realiza testes com três estruturas de arquivos de leitura e escrita, IOPS, uso da CPU, tempo de acesso ao disco (ms) e BrustRate (a taxa de burst é a velocidade mais alta) em megabytes por segundo na qual os dados podem ser transferidos da interface do drive (IDE ou SCSI, por exemplo) para o sistema operacional.

Resultados (resumo)

Programa Leitura Escrita
Anvil’s Storage Utilities 500.24 MB/s 124.36 MB/s
ATTO Disck Benchamrk 462.81 MB/s 554.10 MB/s
CrystalDiskMark 554.6 MB/s 466.8 MB/s
Roadkil’s Disk Speed 469.91 MB/s —————
As SSD Benchmakr 493.89 MB/s 420.62 MB/s
HD Tune 460.59 MB/s 402.22 MB/s
Média Geral 588.40 MB/s 393.62 MB/s

Velocidade média dos testes (soma de todos os testes /5)

Velocidade máxima atingida nos testes foi :

CrystalDiskMark 554.6 MB/s 466.8 MB/s

 

Tempo Loading (GTA V e WATCH DOGS 2)

WD2

GTA V

Jogo SSD WD Blue 1 TB SEAGATE BARRACUDA 2 TB SSD WD Green 240 GB
GTA V 26 Segundos 28 Segundos 27 Segundos
Watch Dogs 2 77 Segundos 98 Segundos 81 Segundos

Tempo de teste é o que o jogo leva para carregar um determinado save, não foi contabilizado o tempo que levou para abrir o jogo, mas sim o tempo de load do save.

Tempo Inicialização (Boot Windows 10)

Windows 10

Boot SEAGATE BARRACUDA 2TB SSD WD Blue 1TB SSD WD Green 240GB
Windows 10 69.76 Segundos 13.97 Segundos 17.79 Segundos

Tempo foi cronometrado a partir do momento que é pressionado o botão de ligar/power do DESKTOP.

Cópia de Arquivos

2GB11 GB29 GB

Disco 2 GB 11 GB 29 GB
SSD WD Green 240GB 7 Segundos 80 Segundos 223 Segundos
SSD WD Blue 1TB 6 Segundos 36 Segundos 105 Segundos
SEAGATE BARRACUDA 2TB 14 Segundos 86 Segundos 222 Segundos

Testes no SSD cópia feita de um 2 SSD para o modelo testado – Hd convencional foi testado cópia desse 2 ssd para o HD.

  • Uma pasta com 2 GB único arquivo
  • Uma pasta com 11GB com diversos arquivos
  • Uma pasta com 29 GB com diversos arquivos

O que nós achamos, vale a pena comprar?

Precisa de um SSD para seu notebook? Tem uma graninha sobrando? Esse SSD pode ser uma ótima opção para você.  Além do boot rápido, não afeta tanto sua bateria do notebook por ter um consumo energético menor, assim influenciando um pouco no desempenho, que foi notado uma leve diferença no tempo de loading de jogos testados, mais isso comparado ao HD convencional, ponto onde peca feio.

Na cópia de arquivos também não foi nada bem em todos os testes. O HD convencional se saiu melhor nas copias de arquivos maiores e com mais variedade de arquivos, talvez podendo ser uma limitação da sua NAND, para que seu desempenho energético seja mantido, mas na copia de arquivo simples se saiu muito superior, então não indicamos para grande carga de arquivos.

Seu desempenho é levemente melhor que um HD comum, mas no tempo de resposta, boot ainda é imbatível, se buscar deixar seu PC/notebook mais rápido é uma ótima opção, ele trabalha bem abaixo também que seu irmão azul, com apenas 80 TBW (Terabytes Written ) , cerca de 80 terabyte de escrita, o que ainda é muita coisa mas que torna aconselhável a utilização de um HD externo para manter seus arquivos multimídias, etc…

Ele é indicado para você que gosta de curtir um joguinho e tarefas básicas, ele também possui garantia de 3 anos, sua compatibilidade é excelente e pode ressuscitar seu velho PC/note. Se tem um PC Gamer que já possui um SSD semelhante ou de capacidade inferior, a diferença será pequena, mesmo em modelos de entrada como vimos nos testes e o WD Green pode até se sair pior em algumas tarefas.

Apesar de pecar em alguns aspectos, o preço acessível e o consumo menor é uma boa opção para notebooks prometendo aumentar a vida útil de sua bateria e mesmo para aqueles que possuem um velho HD mecânico, a diferença será notável.

review_ssd_westerd_wd_240GB_selo_selo

Pontos positivos:

  • Inicialização rápida (boot)
  • Baixo consumo de energia
  • Compatibilidade SATA
  • 3 Anos de Garantia

Pontos negativos:

  • Preço
  • Desempenho em alguns testes é semelhante ao HD “comum”

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s