[Review] AMD FX 8150, 8 cores pelo preço de 4

TELA review FX

Os processadores octa core ou X8 se preferir, já estão a algum tempo entre nós mas ainda existem muitas dúvidas sobre ele como sua potência, seus núcleos, clock, custo, socket, preço e principalmente desempenho, por isso preparamos um review diferente para este processador, aqui você poderá acompanhar os testes do AMD FX 8150 com todas as placas de vídeo que realizarmos nossos reviews já que ele é nosso “processador oficial”.

 Octa core, oitos cores, x8 ou o que?

Os processadores da linha Buldozzer (FX) foram os primeiros octa core do mundo a chegar ao mercado doméstico, você deve achar que nos enganamos com este dado já que o i7 também possuem 8 cores (núcleos) mas na verdade os processadores da Intel apenas “simulam” os 8 núcleos através da tecnologia HT (hyper trading) enquanto os processadores da AMD possuem 8 núcleos físicos.

 FX 8150 B.E

Mas ele é equivalente aos Core i7?

O lançamento dos processadores da família Buldozzer foi muito aguardado, pois com seus Phenom II X4 e X6 a AMD foi capaz de entregar um desempenho capaz de fazer frente aos similares de sua concorrente e às vezes por um preço menor, por isso a nova linha de processadores deveria se equiparar ou até superar os “top de linha” da Intel já que eles possuem 8 cores, mas não foi bem assim, na verdade a linha FX octa core teve que ser realinhada no mercado para competir com os processadores Intel Core i5 e os i7 de entrada. A AMD não comentou o assunto na ocasião do lançamento, mas tudo indica que o desenvolvimento dos FX teve que ser apressado por motivos comerciais, o que resultou em um processador incapaz de fazer frente aos concorrentes “top” da Intel. Mas isso não significa que o FX foi um fracasso, muito pelo contrário, e durante este review explicaremos porque.

FX 8150 vs Intel Core

E o que tem de novo?

Parece até repetitivo, mas a principal novidade do FX 8150 são seus 8 núcleos, mas não se limita apenas a isso, os processadores também trazem importantes melhorias nas tecnologias já utilizadas pela empresa como o Turbo Core 2.0 (similar a tecnologia Turbo Boost da Intel) responsável por controlar os cores (núcleos) para maximizar o desempenho permitindo a desativação de núcleos inativos, canalizando a potência aos cores que estão sob carga e aumentando seu clock. A AMD também adicionou a linha FX o “Max Turbo”, permitindo que o 8150 com clock padrão de 3.6 Ghz opere em um overclock de até 3.9 Ghz com todos os seus núcleos ou a uma frequência de 4.2 Ghz em apenas um núcleo. Outra novidade é o suporte a módulo DDR3 de 1866 Mhz que influi diretamente no tráfego de dados do sistema.

  FX 8150 review

Especificações técnicas:

Modelo: AMD FX 8150 (stock)

Clock (frequência): 3.6GHz (4.2GHz Turbo)

Socket: AM3 +

Codinome: Zambezi

Núcleos: 8 (físicos)

Cache L1: 4 x 64 KB two-way associative shared instruction caches
8 x 16 KB 4-way associative data caches

Cache L2: 4 x 2MB 16-way associative shared exclusive caches

Cache L3: 8 MB up to 64-way associative shared cache

Processo de Fabricação: 32nn

Dissipação de Calor: 125W

Memória: DDR 3 1866 Mhz

Tecnologias Integradas:
MMX
SSE
SSE2
SSE3
SSE4
SSE4a
AES instructions
Advanced Bit Manipulation
Advanced Vector Extensions
Turbo Core

Características de baixo consumo de energia:

Core C0, C1, C1E, C6 and CC6 states

Package S0, S3, S4 and S5 states

PowerNow!

Temperatura máxima de operação – 61 C

Primeira vista

O modelo testado foi fornecido diretamente pela AMD, um modelo OEM sem caixa, portanto não recebemos nenhum cooler box original para ser testado, neste caso optamos por utilizar um de nossos coolers, o Cooler Master V8. Como o produto é um modelo apenas para testes não podemos analisar os componentes da caixa onde ele é vendido no mercado. Visualmente ele é idêntico aos processadores das linhas anteriores como o Phenom II X4 e se não fosse a inscrição seria fácil confundi-los.

28188_Ampliada

Como testamos?

Nosso review segue os mesmo parâmetros utilizados para testes com GPUs, nada de testes complexos, nós queremos ver o que o processador é capaz de entregar em desempenho quando o assunto são games. Testamos o FX 8150 juntamente com uma ASUS GTX 670 Dicrect CU II Top, utilizamos o FRAPS para medir o FPS (Frames por segundo) sempre em situação real, realizamos vários testes enquanto jogávamos e as temperaturas foram medidas pelo AIDA 64, as médias conseguidas foram somadas e depois divididas pela quantidade de testes realizados.

Com o que testamos

Configuração utilizada:

Placa mãe ASUS M5A99 FX (review)

Processador AMD FX 8150 (stock)

Cooler: Coolermaster V8

Memória – 8 GB DDR3 1600 Mhz

HD Segate 500 GB 7200 RPM

Fonte Seventeam 550 PAM (550W)

Placa de vídeo: ASUS GTX 670 DirectCU II Top

Monitor LG 21,5” (1920×1080, 5ms resposta)

Windows 7 64 (Service Pack 1)

Conexão – HDMI

Resoluções – 1920×1080, 1680×900, 1280×800

Desempenho nos games

Para testar o processador top de linha da AMD separamos jogos que exigem força bruta (e outros nem tanto) e medimos o desempenho em FPS e as temperaturas alcançadas nas resoluções mais comuns entre os gamers, 1920×1080, 1600×900 e 1280×800. É importante ressaltar que demos preferência à medição durante os jogos para que você possa ter uma base do real desempenho da placa já que os Benchmarks dos games simulam uma série de eventos que nem sempre correspondem a uma situação in-game, como mostraremos a seguir.

Entenda os números (FPS)

Optamos por realizar os testes utilizando alguns dos jogos mais “pesados” do mercado para que você tenha uma visão geral do desempenho, utilizamos sempre a configuração mais alta de que o jogo dispõe e com todos os recursos ativados. Entendemos que a média mínima de FPS aceitável para que a experiência de jogo não seja prejudicada é de 25 FPS, abaixo disso se torna praticamente impossível jogar, mas você deve prestar muita atenção antes de julgar o desempenho do produto testado, pois mesmo quando ele não é capaz de obter uma média acima de 25 FPS não significa que o desempenho foi ruim pois as placas de baixo custo, por exemplo, nem sempre são desenvolvidas para rodar os jogos em altas resoluções ou detalhes no máximo e sacrificam um pouco do desempenho em favor do baixo custo.

Avalie o desempenho

Sempre que analisar um review leve em consideração o foco de produto, se ele é ou não voltado a obter o máximo de desempenho ou se a intenção é equilibrar desempenho e custo. A compra de um hardware deve ser medida pelo conjunto custo x benefício, se a placa de vídeo ou processador em teste não é capaz de executar algum dos jogos testados “no máximo” pode ser possível uma melhora de desempenho desativando algum filtro ou diminuindo a resolução se o seu objetivo é obter um produto mais em conta, mas se está em busca do melhor ele deve ser capaz de executar os jogos com todos os filtros a uma média sempre acima do recomendado. Note que quanto mais desempenho um produto oferece mais caro ele será.

Crysis 2

Review FX 8150 - Crysis 2

GTA IV

Review FX 8150 - GTA IV

Batman Arkham City

Review FX 8150 - Batman Arkham City

Battlefield 3

Review FX 8150 - Batman Arkham City

Dirt Shwodown

Review FX 8150 - Dirt Shwodown

METRO 2033

Review FX 8150 - METRO 2033

FIFA 12

Review FX 8150 - FIFA 12

Testes atualizados, o “processador oficial” de reviews

O FX 8150 nos foi cedido pela AMD como o processador oficial para os reviews de games a de hardwares, deixamos para revelar seus testes depois de algum tempo porque ele foi utilizado para absolutamente todos os reviews que vocês acompanharam até hoje no site, então abaixo você confere o seu desempenho em outros jogos e em conjunto com outros hardwares:

GTX 660 Ti + FX 8150

GTX 650 Ti + FX 8150

FX 8150 (HD 6950) – Black Ops II

O que achamos, vale a pena comprar?

O FX 8150 se mostrou capaz de executar todos os jogos testados em sua configuração máxima sem qualquer dificuldade, ele apresentou um desempenho satisfatório mesmo em “stock”, sem overclock nenhum senão o “Max Turbo” que eleva o clock de acordo com a demanda de trabalho. As temperaturas do FX 8150 se mantiveram muito baixas durante os, principalmente quando estava sendo utilizado para tarefas corriqueiras como navegação na internet e edição de texto, por exemplo, e durante os jogos se manteve dentro do esperado sem nunca ultrapassar os 35 graus, mas é preciso observar que utilizamos um cooler de mais de R$ 200,00 para a refrigeração já que não possuíamos o cooler vendido juntamente com o processador. Diferente do que avaliaram alguns usuários, achamos que o FX 8150 é um ótimo investimento, pois ele é capaz de entregar desempenho de sobra para os games mais exigentes e apresenta resultados muito próximos ao i5 com que compete no mercado, mesmo custando quase o mesmo preço, a plataforma AMD AM3+ (placa mãe) é mais barata e oferece compatibilidade com processadores da próxima geração (como o FX 8350), o dinheiro extra que sobra pode ser investido em um conjunto de alto desempenho, então se você procura um processador de última geração para executar os jogos mais pesados do mercado, o FX 8150 cumpre este papel.

Qualificação GOLD:

Produto recomendado:

Pontos positivos:

– Aumento dinâmico de desempenho;

– Custo x benefício;

– Baixa temperatura;

– Utiliza Socket compatível com algumas placas mãe da geração anterior (AMD 800);

– Primeiro processador doméstico com 8 núcleos físicos;

Pontos negativos:

– Falta de utilização dos 8 cores em alguns softwares;

– Consumo de energia um pouco elevado;

– Baixo desempenho em aplicações que utilizam apenas um núcleo.

Deixe a sua opinião

Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre o hardware para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes?

Por: Lock Gamer

8 comentários sobre “[Review] AMD FX 8150, 8 cores pelo preço de 4

    1. Olá Jhol,

      Como descrevemos em nosso review, infelizmente não realizamos testes em overclock pois eles já podem ser encontrados as dezenas na web, o que fazemos é apresentar testes voltados a games e que entreguem o real desempenho que você vai encontrar no produto sem benchmarcks sintéticos. Queremos trazer um review que seja simples e objetivo para o leitor que possui menos conhecimento técnico, para o consumidor que busca uma referência na hora de comprar o produtos.

      Agradecemos a sugestão, acredite, aqui ela é muito importante.

      Fique ligado, em breve saem os primeiros testes com o FX 8350.

      Abraço!

      Curtir

  1. Eu acho um pouco confuso entender as linhas de processadores. Vejo que já tem uns processadores a-8/a-10(ou algo assim).
    Linha fusion? Buldozzer?

    E o 83xx? Porque não acho pra comprar por aqui ainda?
    Vou acabar pegando esse aí do review.

    Não consigo achar informação pra me colocar em linha sobre isso. =S

    Se alguém puder me dar uma luz sobre essas questões agradeço de coração!
    não estou sugerindo uma confusão entre as linhas fusion(é uma linha?) e buldozzer. No minimo isso eu consigo distinguir.

    Curtir

    1. Gustavo, vamos tentar esclarecer.

      A linha FX é considerada a sucessora da linha Phenom com os processadores quad core (FX 4XXX), six core (FX 6XXX) e octa core (FX 8XXX), eles não possuem vídeo integrado e utilizam o socket AM3 +. O FX 8150 tesado no review faz parte da primeira geração FX e possui 8 núcleos físicos, o FX 8350 é da segunda geração, no momento estamos realizando os testes com ele que devem ser liberados em breve. Ainda é difícil encontrar o FX 8350 no Brasil por motivos comerciais mas, segundo a AMD, o seu desempenho é bem superior a primeira geração.

      As APUs oconhecidas como os “Fusion”, unem processador e chip gráfico em apenas uma unidade (essa matéria pode ajudar a esclarecer: https://lockgamer.com/2012/05/02/em-entrevista-amd-fala-sobre-apu-ao-mercado-brasileiro/), o que exclui a necessidade de uma placa mãe com vídeo on board. Segundo diversos testes a linha Fusion que utiliza a nomenclatura “A” apresenta um desempenho muito superior a linha “i” da Intel quando o assunto são gráficos, as APUs da AMD são capazes de executar jogos como Dirt Showdown que utilizam Direct-X 11 em configurações razoáveis, descartando a necessidade de uma GPU, eles também apresentam a possibilidade de um crossfire entre a APU e uma GPU AMD de mesma nomenclatura. As APUs também possuem duas gerações, a Llano de primeira geração e a Trinity de segunda geração, as nomenclaturas são fáceis de entender, A4 (dual core), A6, A 8 e A 10 (quad core), elas utilizam as placas mãe FM1 (APUs de primeira geração) e FM2 (APUs de segunda geração). No momento estamos realizando os testes das APUs A 10 e A 8 de segunda geração e os resultados saem em breve.

      Ainda está sendo difícil encontrar o FX 8350 no Brasil pois é provável que as lojas estejam se desfazendo de seus estoques da geração passada. O FX 8350 assume o papel de processador oficial de reviews e todos os testes de hardware e games a partir de agora serão realizados com ele como ocorreu com o FX 8150, então fique ligado.

      Esperamo ter ajudado.

      Abraço!

      Curtir

      1. Cara, muito obrigado! Super esclarecedora sua resposta!
        to com um x6 1055t numa hd7870, embora tenha um watercooler aqui não consegui fazer um over. Acabei deixando queto. Vou esperar o FX 8350.

        Curtir

      2. Cara, muito obrigado! Esclarecedora sua resposta!
        No momento to com um 1055t e uma hd7070. Embora eu possua watercooler, não consegui fazer um over e acabei desencanando. Desconfio que meu processador não esteja condizendo com o resto da config.

        Vou esperar chegar o 8350 pra comprar.

        Mais uma vez obrigado! =)

        Curtir

      3. Amigo, é pouco provável que seu processador seja o problema pois o Phenom II X6 é de longe o melhor processador da série Phenom, mas o 1055t não é Black Edition (próprio para overclock) como o 1090t.

        Abraço!

        Curtir

Deixe um comentário