Testes mostram AMD R9 295X2 “colada” na GTX Titan Z

Titan_Z_vs_R9_295_X2O que parecia mais uma grande jogada de marketing da Nvidia ao anunciar sua única, inovadora e exclusiva GTX Titan Z durante a GTX 2014 se tornou uma enorme dor de cabeça para a fabricante, isso porque a placa foi anunciada ao estratosférico preço de US$ 3 mil, mais de R$ 6 mil. O valor não seria uma problema caso a GTX Titan realmente viesse a oferecer um desempenho único rodando jogos em resolução 4K a uma taxa de FPS muito superior a qualquer outro produto no mercado, o que era a expectativa logo após o anúncio mas que acabou desabando após o lançamento da Radeon R9 295X2 que custando metade do preço poderia oferecer uma performance igual ou superior, só não sabíamos de quanto seria essa diferença… até agora.

GTX Titan Z_vs_R9 290X_vs_R9 295X2_vs_GTX 780Ti_vs_GTX Titan BlackPara não perder o costume, os asiáticos saíram novamente na frente e conseguiram realizar um comparativo entre as duas placas, os testes foram feitos comparando o desempenho da GTX Titan Z (dual GPU), da Radeon R9 295X2 (dual GPU), Radeon R9 290X, GTX Titan Black e um SLI e GTX 780 Ti. Para infelicidade da Nvidia ou daqueles que já gastaram três mil dólares com uma GTX Titan Black, a placa de 12 GB de memória não foi capaz de apresentar o desempenho surpreendente que se esperava, nos testes ela se manteve muito próxima (mas muito mesmo) da Radeon R9 295X2 da AMD e foi inferior a um SLI de GTX 780 Ti em praticamente todos os cenários, confira:

GTX Titan Z_vs_R9 290X_vs_R9 295X2_vs_GTX 780Ti_vs_GTX Titan Black_benchmark_teste_reviewOs únicos quesitos onde a GTX Titan Z conseguiu nos surpreender foram quanto ao consumo de energia e a temperatura. Utilizando um sistema de refrigeração a ar com apenas um fan a Titan Z trabalhou a uma temperatura máxima de 82ºC e consumiu 618 W, o que é louvável para uma placa que utiliza uma sistema a ar e só por isso já que a Radeon R9 296X2 teve como temperatura máxima de operação os 62º C mas consumiu nada menos de 678,5 W.  Nós poderíamos escrever mais algumas linhas comparando as especificações das placas testadas mas ainda que não estejam completamente em inglês os gráficos acima já apresentam os dados, além disso, a comparação serviria apenas para mostrar que os números maiores nem sempre resultam em um desempenho maior.

As questões que ficam no ar são simples, seria essa versão final da GTX Titan Z? A Nvidia prepara outra versão com desempenho maior para o lançamento? Porque tantos adiamentos? E por fim, se essa for a versão final, o que justifica os 3 mil dólares investidos?

Talvez não seja o caso de condenar a Nvidia mas sim de parabenizar a AMD por nos surpreender… ou as duas coisas?

Por: Lock Gamer

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s