Nvidia GTX 800 pode ter modelos diferentes com mesmo nome

GTX 880 MaxwellEstamos em um momento confuso na linha de desenvolvimento da nova geração de placas de vídeo semelhante ao que aconteceu com a geração atual com placas da série GTX 700 e HD 7000 reaparecendo com nomes e preços diferentes mas com especificações muito parecidas, acontece que agora o problema parece ainda mais complexo do que antes e o salto nas tecnologias em um ritmo mais acelerado.

Enquanto a AMD ainda pensa em aumentar ou atualizar sua gama de produtos das Radeon R7 e Radeon R9 a Nvidia planeja o lançamento das novas GTX 800 codinome Maxwell. Antes que você comece a buscar em sua memória de onde é que você já ouviu esse nome nós respondemos para você, é o mesmo codinome das GTX 750 e GTX 750 Ti que testamos por aqui, mas é claro que não são apenas uma “revisão” das eficientes porém modestas placas de entrada.

As novas GTX 800 Maxwell serão uma segunda geração com um desempenho superior um melhor gerenciamento no consumo de energia, então, em tese elas seriam uma evolução do que vimos nas GTX 750 e GTX 750 Ti, algo já programado e que nós esperávamos mas a surpresa é que a Nvidia pode estar pensando em lançar duas versões da mesma placa.

AMD e Nvidia travam uma luta contra as  adversidades para finalmente abandonar a arquitetura 28nm e partir para a venerada 20nm, de sua parte a AMD deixou claro que isso não deve ocorrer na próxima geração de placas de vídeo, a Nvidia por sua vez pode dar um salto surpreendente e partir direto para 16nm mas estranhamente as GTX 800 podem ter revisões em 28nm e 16nm causando certa confusão.

As informações vem de fontes confiáveis da Nvidia, então é certo que haverá versões 16nm de placas equipadas com Maxwell na mesma geração convivendo na mesma geração com especificações muito próximas as de 28nm mas como isso se dará comercialmente ainda está no campo das especulações.

Algumas possibilidades seriam adotar nomes diferentes para versões idênticas como GTX 880 para 28nm e GTX 880 +, Ti ou com alguma outra adição ao nome para identificar os modelos com maior potencial; adiar as versões 16nm para a geração GTX 900 fazendo algo parecido com o que ocorreu na geração atual com as GTX 880 de 16nm se transformando em GTX 970 e a mais remota de guardar as versões 16nm totalmente para a geração GTX 900, isso porque a diferença de desempenho não seria suficiente para tanto, mas tudo depende dos planos da Nvidia.

A maior parte das informações recebidas das fontes pode ser considerada como certeira mas a parte que se refere a datas ou a nomes ainda está no campo das especulações,  de qualquer forma estamos curiosos para ver como os 16nm podem mudar o cenário atual.

O lançamento da série GTX 800 é esperado para agosto, até lá novos detalhes devem surgir.

O que esperam da nova geração e qual nome acham que darão para as revisões 16nm?

Por: Lock Gamer / Info: Videocardz

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s