Os próximos lançamentos AMD Radeon R9 2xx e R9 3xx

AMD-lançamentos-placas-de-video-2014Estamos próximos de começar a “dança das cadeiras” das placas de vídeo neste ano, para os próximos meses AMD e Nvidia devem começar a apresentar novos modelos de GPUs desta e da próxima geração, até a metade de 2015 a grande maioria das novidades já devem estar no mercado mas até lá ainda temos muito a entender (todos nós), então vamos começar a digerir todas as informações que temos até o momento começando pela AMD que parece estar mais adiantada no desenvolvimento.

Novas R9 29x e R9 28x ainda este ano

A AMD deve adicionar novos modelos de alto desempenho na linha Radeon R9 29x e R9 28x, já comentamos por aqui sobre uma possível uma substituição das já veteranas R9 280 e R9 280X com modelos que possuiriam características parecidas em desempenho mas com maior eficiência no gerenciamento de energia (mais frias e mais econômicas), porém as informações encaminham para um reposicionamento mais complexo.

O site Videocardz conclui que existe também uma nova placa com chip Hawaii XTX deve ser lançada como R9 295X, o que sugere uma placa com desempenho superior a R9 290X, ela deve ser a single GPU mais rápida da AMD no mercado a ser lançada este ano.

Ainda na série R9, as placas R9 280 e R9 280X equipadas com chips Tahiti XTL herdados das velhas HD 7950 e HD 7970 podem receber novas “companheiras”, isso porque os modelos com chips “Tonga” que possuem especificações parecidas com os Tahiti XTL (apenas com clocks maiores) não aposentariam R9 280 e R9 280X, na verdade eles iriam continuar no mercado apenas aumentando a gama de opções e preços da série R9 28x. Os dois novos modelos equipado com chips Tonga seriam as R9 285 e R9 285X.

R9 3xx para o próximo ano

As primeiras informações “semi-oficiais” sobre os chips de alto desempenho que devem equipar os modelos top Radeon R9 395X2, R9 390X, R9 390 vem da Synapse Design, uma empresa que possui entre seus clientes a AMD. Eles divulgaram dados sobre dois novos chips finalizados, um deles é o “Bermuda” que deve dar vida as placas top, será o maior chip já construído pela AMD com uma expectativa de desempenho até 60% superior aos Hawaii XT (R9 290X).

Synapse-taped-out-660x660

Apesar de manter a fabricação de 28nm as características do chip permitem um desempenho equivalente aos de 20nm. Devido as especificações de fabricação as placas devem trabalhar em frequências elevadas de até 1GHz e tolerar altas temperaturas, o que sugere que nos modelos top a AMD pode optar por se utilizar desta tolerância, algo que pode também resultar em placas “esquentadinhas” mas que poderia ser driblado com um bom sistema de refrigeração.

 

lançamentos placas de vídeo AMD e Nvidia 2014-2015

 

 

O outro chip revelado pela Synapse poderia ser o codinome “Fiji” e deve equipar as placas Radeon R9 380 e R9 380X, ele será menor que o Bermuda e deve operar em frequências mais baixas, ainda assim, deve ser capaz de oferecer um desempenho até 56% superior que os atuais Hawaii XT (R9 290X) se utilizar clocks idênticos.

Quanto a este segundo chip revelado existem ainda  opiniões diferentes, enquanto alguns afirmam ser o codinome Tonga devido ao seu tamanho parecido com os Tahiti que será lançado este ano outros dizem ser o Fiji que chegaria apenas no próximo ano.

Como os chips entram em fase de testes nas próximas semanas deveremos ter novas informações e benchmarks em breve.

Fiquem a vontade para opinar ou adicionar informações nos comentários, conforme as fontes podemos ir atualizando e esclarecendo melhor.

Por: Lock Gamer / Info: Videocardz e Anandtech

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s