Durante a última semana tivemos algumas novidades sobre a próxima geração de GPUs da Nvidia e elas parecem bem animadoras. A espera deve terminar em breve já que a janela de lançamentos tem início no final do próximo mês e a escalada deve começar de cima para baixo.
Ao que tudo indica a GTX 880 será a primeira placada série a ser lançada, a revelação deve ocorrer em um evento próximo da Nvidia onde serão apresentadas as evoluções da linha GTX 800 junto ao Tablet Shield, os monitores GSync, mais algumas palavras e talvez demonstrações do DirectX 12 e os sempre tradicionais PhysX e companhia.
4GB para mortais 8GB para “ostentação”
Novamente confirmando os rumores, a GTX 880 deve vir equipada com 4GB GDDR5 de memória no modelo de referência e uma interface 256 bits, porém as imagens da versão inicial da GTX 880 denunciava 8GB de memória, o que pode significar duas coisas, ou era apenas um teste com possíveis 8GB se mostrando inviável em uma versão final ou a placa será vendida em duas versões, uma padrão com 4GB e outra top com 8GB custando obviamente mais cara.
Seja qual for a decisão final da Nvidia, hoje um modelo de 8GB seria algo como uma “ostentação” para os jogadores comuns já que é pouco provável que os jogos venham a necessitar de tudo isso em um futuro breve.
Menos de 500 dólares
Nada foi revelado oficialmente ainda mas todas as pistas apontam para um preço de lançamento abaixo dos US$ 500, na verdade a GTX 880 deve ficar mais próxima dos US$ 450 para que seja capaz de disputar espaço com as suas concorrentes diretas da geração passada e mesmo as da próxima geração Radeon R9 300.
Vai substituir quem?
Tem se falado sobre semelhanças entre a GTX 770 e a GTX 880 mas se a Nvidia continuar mantendo a mesma nomenclatura de suas placas, a GTX 880 deve mesmo tomar o lugar da GTX 780 ou GTX 780 Ti superando ambas em desempenho. Ainda é cedo para dizer se a GTX 880 será a placa de vídeo single GPU mais rápida da Nvidia na série GTX 800 já que isso depende também de como ela vai se sair frente a top de linha da concorrente, caso ela não seja capaz de cumprir o papel podemos ter uma sucessora da GTX 780 Ti (uma GTX 880 Ti), mas isso não é uma regra já que até agora não tivemos uma sucessora da GTX 660 Ti e anteriormente não tivemos uma GTX 680 Ti.
Estão ansiosos pelo lançamento?
Por: Lock Gamer