[Review] HyperX Cloud, o primeiro headset da Kingston

Kingstom_HyperX_ClouD_Review_teste_compensa_comparativo_brasilA Kingston entra com o pé direito no mercado de headsets gamer com o lançamento do HyperX Cloud – Pro Gaming Headset, é a primeira investida da empresa nesse segmento onde ela entra para competir com nomes famosos como Razer, Thermaltake e Steelseries, nós testamos o lançamento em situações de uso no dia a dia e o resultado você confere no review a seguir:

Uma boa promessa e um “bom DNA”

Com drivers de 53mm estéreo que prometem alta fidelidade esse produto tem o DNA da Q-PAD, famosa fabricante de periféricos gamer, e pode até ser comparado com o renomado QH-90. Conta com estrutura em alumínio e pesa 350g com o microfone acoplado, conta com um par extra de almofadas aveludadas que apesar de extremamente confortáveis, podem se tornar um ótimo aquecedor de orelhas no inverno (e no verão podem fritá-las).

QH90_HyperX_cloud_headset_gamingBom isolamento acústico de 20dBa segundo o fabricante proporciona que você não escute o ambiente e se insira totalmente no jogo. Conta com um cabo de 1m recoberto por tecido trançado e uma extensão de mais 2 m que te dá total liberdade para se movimentar. O microfone é um cardioide multidirecional com aste flexível de alta captação.

Esse headset vem em uma embalagem muito elegante, a caixa externa com imagens que mostram detalhes do produto, porém sentimos falta das especificações técnicas comuns nos versos das embalagens. O destaque fica para a caixa interna de papelão rígida, preta e com escritos em prateado que conferem a impressão de um produto luxuoso e de qualidade. Abrindo essa caixa preta, encontramos o fone alocado em espuma e seus adaptadores também cuidadosamente embalados e colocados de forma estratégica.

Capricho nos detalhes e na construção

Kingstom_HyperX_ClouD_Review_teste_compensa_comparativo_brasil_bolsa_embalagem_acabamento_couroA primeira impressão é de um conjunto robusto e muito bem acabado, o arco recoberto por couro com o logo bordado é impecável. Aliás, dá para notar que há essa preocupação com a qualidade de todo material utilizado na construção do produto, almofadas, fios, etc. O arco exerce uma boa pressão sobre a cabeça, o suficiente para abafar o som ambiente e para não te deixar com dor de cabeça.

E para quem é acostumado com fones articuláveis, esse é um tanto quanto engessado, os “cups” não se inclinam mais do que alguns graus o que deixa o fone com jeitão de “travado”, mas por outro lado deixa ele mais robusto e menos frágil  propenso a quebrar com movimentos de retirada da cabeça, mas isso só o tempo dirá.

HyperX_Cloud_review_acbamento_contrsuçãoO material de construção é muito bom, alumínio, plástico com acabamento macio e alguns grafismos da marca em ambas as laterais fazem dele um headset discreto e arrojado. Removendo o microfone destacável, você pode tranquilamente passear com seu fone por aí ouvindo o seu mp3 player sem o menor problema já que o fio tem 1 metro de comprimento e não vai ficar sobrando. Precisamos conversar sobre as extensões e adaptadores, mas falamos disso mais adiante.

Um pouco “esquentado”

Kingstom_HyperX_ClouD_Review_teste_compensa_comparativo_brasil_espumaDurante os testes o headset foi utilizado por mais de uma hora e não causou desconforto, também não podemos afirmar que você não vai perceber que está com um fone na cabeça. Os “cups” recobrem bem as orelhas e quando utilizado com as almofadas sobressalentes aveludadas, temos que admitir que as coisas esquentaram um pouco, mas são absurdamente confortáveis.

Boa resposta de frequência, mas “só” é estéreo

Como em todos os testes fizemos uma varredura de frequências usadas em competições sonoras e o resultado foi muito bom. Os drivers responderam perfeitamente todas as frequências descritas na ficha técnica (de 15Hz a 25Khz), apesar do ouvido humano não reconhecer as frequências abaixo de 20Hz e acima de 20kHz, essas frequências são sentidas e quando não estão presentes fazem falta, o que não é o caso.

Precisamos deixar registrado que é uma pena que um headset dessa qualidade seja apenas estéreo, o que não faz a menor diferença quando se está jogando jogos de corrida, futebol, etc. Mas é de suma importância quando se está jogando um FPS que usa os recursos do surround. A “direção” de onde vem os tiros ou os passos, pode fazer a diferença.

Um microfone bom… até demais

HyperX_Cloud_review_teste_microfone_captaçãoO microfone foi testado em conversas pelo Skype e durante jogos, como Battlefield 4, Call of Duty: Advanced Warfare, Far Cry 4, Need for Speed: Rivals e League of Legends. Sua captação é alta e o som ambiente é amplamente captado. Apesar dele ter o “windscreen” vulgo “espuminha” os barulhos de respiração foram captados, o que se resolve apontando o microfone para longe da boca, aí tem o lance dos ruídos ambientes e etc.

Outra coisa a ser relevada é que o microfone é removível, porém há uma tampinha de plástico que tampa o “jack”. Nesse ponto você já entendeu o que eu quero dizer, essa tampinha de 1,5 cm certamente vai se perder em alguma gaveta, bem que ela poderia estar presa ao conjunto para evitar isso.

Fio, plugs e extensão

Kingstom_HyperX_ClouD_Review_teste_compensa_comparativo_acessórios_adaptadores_cabosO fio que acompanha o headset é recoberto por uma malha trançada, que confere ao produto a durabilidade de cabos profissionais. Porém a extensão é feita com um fio comum, o que depõe contra o conjunto da obra. Todos os plugs são P2 de 3,5mm banhados a ouro e de brinde vem um adaptador para aviões com um “plug duplo”, um mimo do fabricante. O conjunto conta também com um adaptador para celulares, Xbox, Ps4 e tablets que transforma o dois plugs (microfone e fone) em um só. Sentimos falta de um adaptador P10 também, que poderia ser muito útil.

Controle de volume

Deixamos para falar dos controles de volume por último, porque esse merece uma atenção, uma vez que ele vem separado do conjunto, como se fosse uma extensão. É interessante, pois possibilita que você use seu headset ligado ao mp3 player sem contar com os controles de volume no fio. Porém, temos que registar que esse controle conta com a função mute, e com controle de volume, mas não tem um “clipe” que lhe permitiria o prender na roupa facilitando o acesso a ele, por isso você tem que ficar tateando, procurando ele quando não tem tempo de olhar para procurar onde o controle está.

Kingstom_HyperX_ClouD_Review_teste_compensa_comparativo_brasil_bolsa_embalagem_transporteOutro ponto negativo é que essa caixinha preta dá a impressão de ser uma adaptação. Apesar de fazer parte do projeto, a qualidade dos botões parecem questionáveis, principalmente o de volume. Com tantos adaptadores e cabos ainda bem que ele vem com uma bolsa de muito bom gosto para transporte, com bolso lateral para comportar todos os adaptadores e extensões.

O que achamos, vale a pena comprar?

Trata-se de um excelente headset, robusto e de muita qualidade, mas pode evoluir bastante. Seria preciso repensar a questão do surround, apesar de não fazer a diferença para a maioria das pessoas. E achamos que é preciso impor um pouco de personalidade no produto.

Não no que diz respeito ao desing,  mas principalmente no uso exagerado de adaptadores. Entendemos que a empresa quer um headset versátil que pode sair da mesa do desktop para as ruas, mas tem momentos que é preciso decidir se você vai ser um headset gamer ou um headphone casual, para não se tornar um “frankstein” na mão do jogador devido às necessidades de adaptadores para funcionar.

Não recebemos o valor sugerido ao mercado, mas após algumas pesquisas (nov/dez 2014) encontramos um preço que gira na casa dos R$ 360,00 até R$ 440,00, sendo assim, ele acaba competindo com modelos como Razer Kraken Pro, Steelseries Siberia V2 e Cronos da Thermaltake para quem não deixa nada a desejar e consegue brigar em pé de igualdade.

É sem dúvida um bom investimento para quem pretende comprar um fone de qualidade, disponível em duas cores, preto mais discreto e branco um tanto quanto chamativo, é muito versátil. E seus maiores “defeitos” são suas maiores virtudes, pois com essas “adaptações” esse headset pode facilmente ser usado no PC, no Xbox, PS4 e no Mp3 Player, vagando dentro de casa ou até mesmo saindo às ruas com você.

Especificações Técnicas – Headset
Modelo: Headset HyperX Cloud Pro Gaming
Tipo de transdutor: Dinâmico Ø 53 mm
Resposta de Frequência: 15Hz–25.000 Hz
Impedância nominal: 60 Ω por sistema
Atenuação de ruído ambiente: aprox. 20 dBa
Pressão do arco na cabeça: 5N
Peso com microfone e cabo: 350g
Tipo e Comprimento do Fio: 1 m + 2 m extensão
Conexão: mini plugue estéreo jack(3,5 mm)
 
Especificações Técnicas – Microfone
Tipo de transdutor: Condensador (Back Electret)
Padrão Polar: Cardióide
Consumo de Energia: max 0.5 mA
Impedância Nominal: ≤2.2 kΩ
Resposta de frequência: 100–12.000 Hz
Comprimento da haste do microfone: 150 mm (inclui haste flexível)
Diâmetro da cápsula: Ø 6*5 mm
Conexão: mini plugue estéreo jack (3,5 mm)

Qualificação SILVER:

Selo Silver Qualidade

Produto recomendado: Selo de Qualidade

Pontos positivos:

-Bom acabamento

-Construção resistente

-Resposta de frequências

-Espojas adicionais

-Adaptadores para diversas plataformas

Pontos negativos:

-Excesso de adaptadores

-Falta de um adaptador P10

-Extensão de fio comum com pouca flexibilidade

-Preço alto para entrada no segmento

Deixe a sua opinião

Queremos realizar testes que sejam uteis a maioria dos gamers, sejam eles hardcore ou apenas jogadores casuais, por isso precisamos da sua participação para fazer um review que contenha exatamente o que você quer saber sobre o hardware para facilitar na hora da compra ou nas comparações. Deixe sua sugestão, o que você gostaria que aparecesse em nossos testes? 

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s