Vazamento mostra que CPUs AMD podem “incomodar” Intel em 2016

Nós já estamos um pouco cansados da atual geração de processadores AMD FX já que desde que a segunda geração foi lançada não tivemos muitas novidades além de algumas versões retrabalhadas de CPUs já lançadas como o FX 8370, FX 8370 e o FX 9590 de 5 GHz, toda a atenção recaiu sobre as APUs que evoluíram bem mais até a atual geração Kaveri, mas o jogo pode estar mudando.

Depois de passar mais de duas gerações vendo seus processadores perder mercado para os concorrentes da Intel e não abandonar a estratégia de competir no segmento de alto desempenho a AMD pode finalmente voltar a crescer e oferecer um produto equivalente ou até melhor que seus homólogos da empresa do musiquinha, tudo graças a inovadora APU que tirou o brilho dos FX.

zen_arquitetura_diagrama_núcleos_vs_excavatorA algum tempo sabemos da próxima geração de APUs codinome “Zen” que prometem ser uma verdadeira revolução em relação as versões anteriores que apenas evoluíram a arquitetura “Excavator” mas não sabíamos o quanto até ver os gráficos vazados nas últimas horas mostrando alguns detalhes da arquitetura Zen. Para a maioria dos mortais a imagem pode não fazer nenhum sentido, e realmente não é simples de entender, então vamos simplificar.

As imagens vazadas mostram que a AMD pode ter resolvido os principais problemas que colocaram suas CPUs e APUs atrás da Intel em benchmarks dos mais diversos mesmo com mais núcleos no processador e quando as GPUs integradas não eram o foco dos testes. As críticas sobre os FX e as APUs sempre foram em relação ao baixo desempenho single-core e o consumo de energia, algo que deve ser solucionado na próxima geração.

AMD-Zen-Quad-Core-Unit-Block-DiagramTudo aponta para uma unificação da AMD que deve seguir o caminho da Intel com apenas uma arquitetura para as APUs, processadores tradicionais e até para servidores. Os diagramas mostram uma mudança total no projeto de seus processadores que aumentaria o desempenho de apenas um núcleo, além disso, é esperado um TDP entre 45W nos modelos mais “econômicos” e máximo de 95W nas APUs e FX de alto desempenho.

Rumores apontam para uma APU de 16 núcleos da AMD com gráficos de última geração R9 300 e vazamentos recentes falam de uma versão de 32 núcleos para servidores da linha Opteron que seria nada menos que uma APU Zen sem a GPU, o que daria espaço para o dobro de núcleos. Com três principais produtos AMD utilizando a mesma arquitetura é possível que APUs, FX desktop e servidores utilizem o mesmo socket ao invés dos atuais AM3+ e FM2+.

Os vazamentos rebatem os críticos que afirmam que a AMD estaria apenas adicionando núcleos para cobrir a deficiência single-core, então com mais núcleos, menor consumo de energia e melhor desempenho com um núcleo a Intel pode voltar a ver a AMD como uma ameaça.

Só saberemos se as imagens são reais no dia 6 de maio quando o cai o embargo e a empresa divulga os dados oficialmente, até lá teremos ainda muitas novidades. Será a volta de uma disputa AMD x Intel?

Por: Lock Gamer / Info: WCCFTech

Um comentário sobre “Vazamento mostra que CPUs AMD podem “incomodar” Intel em 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s