Microsoft interessada em comprar AMD, segundo fonte

Mais uma vez a AMD está envolvida em rumores sobre uma possível aquisição por uma gigante do mundo da tecnologia, depois da Samsung agora é a vez da Microsoft ser apontada como uma das candidatas a comprar a empresa. De acordo com o um relatório de uma fonte anônima a Microsoft procurou a alguns meses a AMD para uma conversa sobre a compra mas o resultado da negociação ainda é desconhecido.

Existem alguns bons motivos para a Microsoft considerar a compra mas um exemplo bem simples é a utilização de APUs AMD no Xbox One que segundo analistas custam cerca de U$$ 100 a cada console vendido, com uma estimativa de 12,6 milhões de Xbox One já vendidos a Microsoft já teria pago US$ 1,26 bilhões a AMD.Xbox One inside hardwareEm uma conta simples, a compra da AMD economizaria ao menos US$ 1,26 bilhões por ano em chips para o Xbox One, além disso, ainda forneceria soluções para os smartphones Lumia e outros dispositivos móveis. Com a Sony também utilizando APUs AMD no PlayStation 4 a situação poderia se complicar para os japoneses que se veriam obrigados a pagar a sua concorrente para cada console vendido ou procurar opções com Nvidia, Intel, Samsung ou criando um chip próprio, o que se mostrou um mal negócio no PS3.

Assim como os “rumores” envolvendo a Samsung as coisas podem ter sido aumentadas. Sim, a AMD passa por um momento ruim economicamente e apesar de possuir tecnologias de ponta o negócio com a Microsoft não é a solução para nenhuma das duas.

A Microsoft foge de problemas que envolvem monopólio de mercado e vender Windows com melhorias específicas para hardware próprio alertaria a justiça. Disputar com Intel e Nvidia é outro fator importante que torna tudo menos interessante e abre espaço para um concorrente de software.

Negócios similares já surgiram no mercado como Google comprando a Motorola, mas assim como a Microsoft eles vendem software a vários fabricantes, favorecer sua própria marca não é atraente e ainda abre espaço para o Windows Phone.

O que parece mais plausível é a preocupação da Microsoft que ficaria em uma posição delicada com uma concorrente como a Samsung comprando a AMD, por isso busca uma maior aproximação com sua parceira estratégica de longa data.

Então ao menos por enquanto, a AMD ainda é dona de si mesma… por enquanto?

Por: Lock Gamer / Info: Kitguru

Anúncios

Um comentário sobre “Microsoft interessada em comprar AMD, segundo fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s