Depois de aparecerem alguns rumores sobre uma possível ASUS Radeon R9 Fury (sem o X) com três fans agora é a vez de um modelo da Sapphire com a mesma configuração, mas desta vez ela veio acompanhada de muito mais do que apenas rumores.
O site Videocardz saiu mais uma vez gentilmente atropelando as fabricantes e “vazando” informações sobre modelos que ainda estão para serem anunciados oficialmente. Além da imagem do produto e da caixa eles também divulgaram as especificações do modelo Tri-X da Radeon R9 Fury que deve utilizar o chip Fiji PRO com as mesmas tecnologias da Radeon R9 Fury X e também 4 GB de memória HBM.
As especificações de clock não ficam muito longe do que é visto na Fury X, mesmo utilizando refrigeração a ar a Radeon R9 Fury vem com um clock apenas 50 MHz inferior e o mesmo 500 MHz de clock nas memórias.
O tamanho do PCB reduzido traz uma visão curiosa da placa que sem backplate possui quase um terço de seu tamanho ocupado apenas por um fan e parte do sistema de refrigeração, o que deve garantir uma baixa temperatura de operação com dissipação extra mas é algo que teremos que aguardar para comprovar na prática.
Os sistemas de três fans são claramente versões similares a utilizadas em placas Nvidia que com seu PCB “tradicional” possuem espaço suficiente para todo o sistema de dissipação. A fonte recomendada é de 750W ou superior com um TDP de 275W, o mesmo da Radeon Fury X.
A Radeon R9 Fury deve ser uma versão mais acessível da Radeon R9 Fury X com Water Cooler e deve aumentar a disponibilidade de modelos com memória HBM que tem desaparecido das prateleiras. A expectativa é que ela fique entre a GTX 980 e a GTX 980 Ti em uma faixa de mercado ainda sem concorrente direta por parte da Nvidia.
O preço de venda esperado para a Radeon R9 Fury é de US$ 549 mas o desempenho deve superar a GTX 980, então as notícias são boas para a tal “guerra de preços”.
Por: Lock Gamer / Info: Videocardz