Esta semana a AMD anunciou aquela que deve ser a placa de vídeo single GPU mais rápida do mundo e com maior quantidade de memória, são nada menos que 32 GB em apenas uma placa, o que vai muito além dos 12 GB da GTX Titan X que testamos aqui e que é a placa com maior memória de vídeo para o mercado doméstico.
A FirePro S9170 é baseada na arquitetura GCN de segunda geração e utiliza uma versão atualizada do chip Hawaii, o mesmo utilizado nas Radeon R9 290X e Radeon R9 390X. As placas FirePro são voltadas a servidores, por isso os 32 GB de memória podem ser um grande diferencial para o desempren em aplicativos que precisam manter grandes conjuntos de dados na memória próxima a GPU.
A FirePro S9170 utiliza refrigeração passiva, por isso não vemos nenhum fan para refrigeração. Voltada a Data Centers ela também não apresenta conectores de vídeo, uma curiosidade para uma GPU.
Diferente do que poderíamos imaginar, a AMD decidiu não lançar uma versão para servidores utilizando o chip Fiji das placas Radeon R9 Fury, talvez devido a limitação inicial de memória no projeto, algo que impossibilitaria uma placa de 32 GB.
Chegando como sucessor da FirePro S9150 que também utiliza um chip Hawaii mas com “apenas” 16 GB de memória, a FirePro S9150 chega no terceiro semestre deste ano, o preço oficial ainda não foi anunciado.
Por: Lock Gamer