A Nintendo não deu qualquer detalhe relevante sobre seu próximo console, tudo o que sabemos oficialmente é que o Nintendo NX, como vem sendo chamado, será apresentado em 2016 é sequer foi dito se eles será ou não um substituto para o Wii U que não é assim tão “velho” mas algumas pistas podem mostrar o que vem por aí.
Rumores afirmam que a AMD seria a responsável pelo chip que daria vida ao Nintendo NX e que inclusive já trabalham em uma APU para o console, algo que canhou força após o relatório fiscal da AMD que revela o desenvolvimento de uma APU “semi-custom” X86 com instruções 64-bit, a mesma classe de APU em que se encaixam as que equipam PlayStation 4 e Xbox One.
É claro que isso não é uma confirmação de que esta seria uma APU para o Nintendo NX mas é um forte indício. Não seria nenhuma surpresa uma APU AMD no console da Nintendo uma vez que a fabricante já fornece a GPU do Wii e do Wii U, o fato de ser um “X86 com instruções 64-bit” também aponta algumas possibilidades do que será o Nintendo NX e as coisas pendem mais para um console “tradicional” ao invés de algo portátil ou mobile mas tudo é apenas uma suposição.
A APU do NX poderia ser baseada na nova arquitetura Zen da AMD que promete recolocar a empresa na disputa contra a Intel com suas APUs e FX, algo que também seria suficiente para ter um desempenho igual e até superior a PlayStation 4 e Xbox One.
A Nintendo ainda não confirmou a data de lançamento do NX mas fontes afirmam que isso deve acontecer em junho de 2016, até lá certamente teremos muitas novas informações.
Por: Lock Gamer / Info: Venture Beat