A “arma secreta” da Nvidia para disputa da GPU mais rápida do mundo

Muitas coisas aconteceram durante o fim de semana, o que é meio incomum no mundo dos hardwares, assim como o fato de uma empresa conseguir guardar segredo sobre um novo produto mas parece que é isso que a Nvidia conseguiu fazer em uma “reunião secreta” realizada em New York.

Sem qualquer previsão para uma nova placa de vídeo em seu calendário de lançamentos a Nvidia está preparando uma nova integrante para a família Geforce GTX que ao que tudo indica não deve ser um produto de entrada como uma GTX 950 Ti, afinal, mesmo sendo uma faixa de mercado importante não valeria tanto esforço e investimento em manter o segredo indicando que a aposta é no mercado de alta performance.

A Nvidia se encontra muito bem posicionada na disputa high end com suas GTX 980 Ti e GTX Titan X sendo capazes de fazer frente as inovadoras Radeon R9 Fury X e Radeon R9 Fury que utilizam memórias HBM contra as já conhecidas GDDR5 das opções Nvidia, então não parece haver motivo para um novo produto, certo? Talvez para o que já foi lançado não seja necessário mas estamos esquecendo do que vem por aí na briga pela placa de vídeo mais rápida do mundo.

AMD-Fury-SeriesAinda na semana passada revelamos que a AMD está trabalhando em sua dual GPU utilizando os chips Fiji presentes nas R9 Fury X, R9 Fury e R9 Nano buscando o título de placa de vídeo mais rápida do mundo, e é claro que a Nvidia não ficaria de fora dessa disputa. É claro que o anúncio de uma nova GTX dias após as notícias da AMD não são apenas coincidências, é o sinal de que a “guerra” começou.

GeForce-GTX-TITAN-ZNa geração passada tivemos uma luta entre a Radeon R9 295X2 e a GTX Titan Z com a representante da AMD levando a melhor em vendas mesmo com um consumo superior devido ao alto custo da Titan Z, desta vez tudo parece mais equilibrado.

Utilizando dois chips Maxwell GM 200, os mesmos de GTX Titan X e GTX 980 Ti a próxima dual GPU da Nvidia vai se beneficiar da maior eficiência energética da arquitetura frente a geração passada Kepler, então podemos esperar um consumo de energia e dissipação de calor menores,  mas não se assuste quando ver números bem superiores a uma GTX Titan X.

GeForce_GTX_TITANXOutra “carta na manga” será a quantidade de memória, enquanto a Radeon R9 Fury X2 terá no máximo 8 GB de memória HBM a próxima dual GPU da Nvidia deve ter no mínimo os mesmos 12 GB da GTX Titan X. Mesmo que a AMD afirme um desempenho suficiente com os 8 GB contra qualquer número que a Nvidia revele, mais é sempre mais para o consumidor.

46047_02_amds-dual-gpu-version-radeon-r9-fury-year_fullO Wccftech afirma que alguns veículos de imprensa já receberam a nova GTX e que o lançamento está muito próximo. Sem qualquer evento específico marcado pela Nvidia até o momento, podemos esperar uma jogada de marketing por aí e um lançamento que pode vir antes da Radeon R9 Fury X2.

Quem será que leva o título este ano, AMD ou Nvidia?

Por: Lock Gamer / Info: Wccftech

Anúncios

Um comentário sobre “A “arma secreta” da Nvidia para disputa da GPU mais rápida do mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s