A história é um tanto quanto esquisita e envolve nomes de peso do mercado como Samsung, Nvidia e Qualcom. A disputa que se arrasta nos tribunais desde o último ano chegou a um desfecho quando uma decisão que basicamente diz que a Nvidia não inventou a placa de vídeo moderna como a conhecemos hoje. Aliás, você sabia que a Nvidia inventou a GPU moderna?
Não é que a Nvidia tenha inventado a primeira placa de vídeo do mundo, o chip de processamento gráfico veio antes mesmo da empresa ter sido fundada. Estamos falando da versão moderna da placa de vídeo, a GPU 3D que foi inventada pela Nvidia, a GeForce 256 que possuía características únicas e suporte a DirectX 7.
Deixando a aula de história de lado, a Nvidia resolveu processar a gigante Samsung, entre outras, pela quebra de patentes (tecnologias exclusivas) de seus produtos incluindo a própria GPU. A ação pedia inclusive o bloqueio da venda de produtos da Samsung nos Estados Unidos mas a decisão da Comissão de Comércio Internacional (ITC) que tem o poder de interromper a importação de produtos impôs uma derrota a Nvidia.
Duas das três queixas apresentadas pela Nvidia foram rejeitadas pelo juiz, inclusive a que diz respeito a patente de GPU, o caso ameaçava dispositivos como o Galaxy S5, Galaxy S6 e Galaxy tab mais recentes.
Mais importante que a derrota é o fato do “mal estar” causado pela disputa judicial entre duas gigantes, algo que certamente torna uma parceria comercial muito mais difícil no futuro.
Com o mercado de PCs sofrendo quedas anualmente e a Nvidia apostando cada vez mais nos dispositivos móveis, não teria sido uma luta da qual não valeria a pena participar?
Por: Lock Gamer / Info: Reuters