É possível que – caso esteja a algum tempo no mundo dos hardwares ou já tenha desmontado um PC – você conheça ou ao menos tenha ouvido falar da fabricante “VIA”. Não será surpresa concluir que a maioria dos usuários do PC jamais tenha ouvido falar na marca que não é tão jovem mas está (tentando) voltar a disputa pelo mercado de processadores.
Apresentando um novo CPU 64-bit quad-core codinome Isaiah II a VIA tenta oferecer uma alternativa aos produtos das dominantes AMD e Intel que em sua guerra feroz acabaram atropelando a pequena VIA que precisou se contentar com o desenvolvimento de chips com menos “glamour” como os controladores de rede.
Os processadores desenvolvidos pela subsidiária da VIA, a Centaur Technologies foram alguns dos únicos representantes na disputa contra os CPUs Intel e AMD mas sem muita expressão já que possuem uma arquitetura muito defasada de 40nm contra os 28nm atuais.
Apesar do notável esforço da fabricante, o Nano quad-core é capaz de apresentar um desempenho que se aproxima apenas de modelos de entrada de AMD e Intel, além disso a arquitetura 28nm no qual é fabricado também está próxima de ser substituída pela de 16nm e 14nm.
Não devemos esperar uma revolução no mercado, afinal não é um bom momento para os PCs. A VIA não possui um histórico que seja capaz de assustar as gigantes mas o esforço para se manter em pé na disputa é certamente muito bem vindo, quem sabe no futuro?
Por: Lock Gamer / Info: Wccftech