GUIA – noobs e iniciantes em League of Legends (LOL)

Se você está começando só agora em League of Legends, saiba que ainda há esperanças. Mesmo que muitos jogadores já estejam “na pista” a muito tempo e tenham até mesmo se tornado profissionais, existe espaço para todos no LOL mas você precisa primeiro entender algumas regrinhas básicas e pegar algumas dicas em nosso guia para iniciantes.

O que preciso saber?

Em League of Legends, (conhecido popularmente como LOL) os jogadores são conhecidos como “invocadores” e assumem o papel de um personagem, chamado de campeão, cada qual com habilidade única, que luta com seu time contra outros jogadores ou campeões controlados pelo computador (mais conhecidos como BOTs).

No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o nexus da equipe adversária, uma construção (que se parece mais com uma pedra de esmeralda gigante, só que vermelha no time inimigo e azul no time aliado)  localizada na base e que é protegida por outras estruturas, conhecidas como Torres.

torre_LOL

Há também outras construções conhecidas como inibidor, e sua destruição causa a liberação de super tropas. Cada jogo de League of Legends é distinto, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo da partida.

League of Legends foi bem recebido desde o seu lançamento e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos. Em julho de 2012, League of Legends foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa em termos de número de horas jogadas.

Até janeiro de 2014, mais de 67 milhões de pessoas jogavam League of Legends por mês, 27 milhões por dia e mais de 7,5 milhões das 18:00 horas da tarde até as 23:00 horas da noite.

JOGABILIDADE

Os jogos geralmente duram de 20 minutos à 1 hora, dependendo do mapa, e modo em que ocorre a partida. Os times são formados por 2 equipes de tamanho igual (3 ou 5 campeões em cada equipe). Cada equipe começa num extremo do mapa, numa área chamada “Fonte”, perto do que é chamado de “Nexus”.

top_mid_jungle_LOLO jogo é ganho quando um dos “nexus” é destruído ou quando alguma equipe desistir. Para isso, a equipe tem de progredir através da destruição de uma série de torres inimigas uma por uma. As torres estão normalmente localizadas nos três caminhos possíveis para chegar à base inimiga chamados de rotas (ou ‘lanes’), são elas: TOP, MID E BOT. 

Pelas rotas, os jogadores vão ganhando experiência e subindo de nível matando jogadores inimigos, tropas e monstros da selva. Matar inimigos fornece aos jogadores experiência e ouro com o qual podem comprar itens no comerciante junto a “Fonte”, aumentando o poder de suas habilidades e assim fortalecendo as estatísticas do seu campeão.

Como escolher UM CAMPEÃO E SUA FUNÇÃO:

league-of-legends-champions-list-hd-escolher-campeao

Os campeões são divididos por três critérios.

1- a capacidade de executar aquela posição.

2- a facilidade em que suas habilidades a ajudam na execução da LANE.

3- e, às vezes, por ter habilidades boas contra os outros personagens que executam a mesma função.

As funções são: 

AD_carry_lol

  • Atiradorou ADC (AD Carry) – É o campeão cujo objetivo é acumular altíssimas reservas de ouro mais rapidamente pelo constante ‘farm’ obtendo a ajuda de seu suporte, para que compre vários itens de dano e com a diferença de ouro (causada pelo farm mais eficiente e rápido) ser uma máquina de matar (porém frágil) do time.

league_of_legends_LOL_top_campeão

  • Top ou Lutador – É o campeão que possui uma quantidade considerável de defesa (vida, armadura e resistência), mas ainda possui uma boa quantidade de dano. Geralmente ficam na top-lane. E ajudam muito a reduzir a vida de um oponente inimigo para que haja sucesso na hora da “Team Fight”.

league_of_legends_tag__tank_

  • Tank ou Tanque – É o campeão focado em receber todo o dano do time adversário. Este tipo de campeão não possui um dano significativo, mas não pode ser facilmente morto. Por sua alta defesa e resistência, ele geralmente não é focado, (em certas vezes até ignorado) pelo time adversário. Tanks tem a função também de iniciar as Team Fights. Geralmente são junglers ou ficam na top-lane (podem ser suportes também, mas nunca AD carry/AP carry).

league_of_legends_i_am_support_

  • Suporte (supp) – Tem a função de ajudar o AD carry (atirador). Geralmente são campeões com pouca defesa, porém com habilidades de controle de grupo ou de buffs/curas para o time.

league_of_legends_LOL_mid_campeão

  • AP Carry ou Mid (meio) – É o campeão que possui alto dano baseado no poder de habilidade. Responsável por tirar a vida do inimigo rapidamente utilizando de suas habilidades e não o dano físico. O ponto fraco de tais campeões é que são completamente dependentes de suas habilidades se tornando indefesos sem as mesmas.

league_of_legends_LOL_jungler_campeão_jungle_selva

  • Jungler (selva) – É o campeão que não vai em nenhuma lane. Ele obtém dinheiro (gold) para a compra de seus itens derrotando os monstros da selva, que têm posições fixas, espalhados pela selva entre as lanes. Sua principal função é criar um ataque surpresa (gank) para que o jogador da lane que recebeu o ataque mate o adversário. Um bom jungler também é suporte, isto é, não obtém todos os abates dos ganks.

AS GÍRIAS DO LOL

Existem várias gírias (geralmente em inglês) usadas pela comunidade para se referir a diferentes ações e estratégias importantes como por exemplo:

  • Farmar: O ato de constantemente acertar o último golpe em tropas inimigas para assim acumular ouro ao longo do tempo.
  • Creeps: Tropas geradas na base de cada time de 30 em 30 segundos que avançam em suas respectivas lanes (rotas) em ‘waves’ (formação de 6 ou 7 minions), atacando tudo em sua frente até destruírem o nexus inimigo ou serem mortos.

Creeps_lol

  • Kite: Kaitar é a estratégia usada por campeões à distância contra campeões corpo a corpo, que se baseia em bater e correr sem parar pra sempre manter a distância do agressor sem parar de infringir dano ao mesmo para que morra sem até mesmo alcançar seu alvo.

Kite_lol

  • Burst: Assim como kite, burstaré o ato de matar certo jogador inimigo, (geralmente nunca o tanque) de maneira tão rápida e repentina que o alvo não tenha tempo de reação. Geralmente usado em conjunto com outras estratégias. Como por exemplo, tirar um jogador da team-fight.
  • Tower Dive (divar): Executada nas fazes mais terminais da partida. É o ato de atacar/matar um jogador em baixo de sua torre propositalmente, mesmo ciente que será atacado e provavelmente morto pela mesma.

Tower Dive_lol

  • Team Fight: Luta em grupo de 3 ou mais jogadores de cada time batalhando simultaneamente, geralmente por motivos importantes como a destruição de uma torre, abate de um dragão/barão e ETC.

Team Fight_lol

  • Ult: Habilidade única, e geralmente muito poderosa, que todo campeão possui, conseguida inicialmente no nível 6, e que pode ser melhorada nos níveis 11 e 16. Algumas são tão poderosas e vitais que podem virar partidas se usadas na hora e forma corretas.
  • Gank: O ato de invadir, de surpresa, a Lane de um aliado com o intuito de matar o inimigo na mesma. Essa estratégia é muito eficaz quando o time inimigo não tem visão de mapa.

 

Killing Spree e Multi Kills

Killing spree_league_of_legendsKilling sprees são níveis especiais que se ganha quando certa quantidade de inimigos é morta, para alcançar os Killing Sprees é necessário que o jogador não morra enquanto soma os seus abates. Um jogador que esteja em killing spree e é morto garante ao jogador que o matou dinheiro extra. A sequência segue a seguinte ordem:

  • Killing spree: 3 abates
  • Enfurecido (Rampage): 4 abates
  • Implacável (Unstoppable): 5 abates
  • Dominando (Dominating): 6 abates
  • Invencível (Godlike): 7 abates
  • Lendário (Legendary): 8 abates ou mais

Além de Killing spree, existe outra lista que serve para contabilizar quantos inimigos um único jogador pode matar num intervalo de 12 segundos contados a partir do último abate. A sequência é Double kill (2 abates), triple kill (3 abates), quadra kill (4 abates), penta kill (5 abates).

pentakill_lol

Pronto, agora você sabe tudo sobre… não, espere ai, isso não é tudo. Na verdade são apenas algumas dicas que podem te ajudar a entender o universo de League of Legends mas é preciso um pouco mais para se tornar um bom jogador. A pergunta é, você está disposto a isso?

Tem alguma dica para a noobaiada, adicione nos comentários ou nos envie seu artigo.

Por: Lock Gamer

Um comentário sobre “GUIA – noobs e iniciantes em League of Legends (LOL)

Deixe um comentário