Tivemos uma grande recessão nos consoles que durou aproximadamente 7 anos entre o lançamento de PS3 e X360 e o de PS4 e XONE, algo que não deve se repetir segundo especialistas, e os rumores que surgem de fontes próximas a AMD parecem confirmar as expectativas.
O site Wccftech divulgou informações sobre a próxima geração de consoles que vem de dentro da AMD e tratam sobre o futuro dos consoles. Bem, na verdade elas tem mais a ver com o futuro das APUs e das arquiteturas da AMD mas, como nós bem sabemos, os consoles da atual geração são equipados com APUs e a próxima deve seguir o mesmo caminho.
De qualquer forma, a AMD é uma “candidata” para fornecer os chips que vão equipar os próximos consoles e tem bons motivos para isso. Segundo a fonte, novas APUs para o segmento só seriam lançadas em 2018, refutando qualquer possibilidade de uma versão atualizada e mais potente de PS4 ou mesmo XONE.
Até lá é esperado um desempenho de 5x por watt, o que significa que os consoles da próxima geração devem ser cinco vezes mais poderosos consumindo a mesma energia, tudo graças a tecnologia GCN da AMD que continua a evoluir, com o aumento de potência também seria possível o uso de realidade virtual nos consoles, algo em desenvolvimento com o programa LiquidVR combinado com Mantle que fecha um “pacote” com as APUs AMD.
A Nvidia também oferece tecnologias de realidade virtual mas tem se mostrado pouco interessada em se tornar fornecedora e já lançou seu próprio console, o Shield, além disso, a falta de um CPU torna a opção APU (CPU + GPU) mais atraente.
Mesmo com uma fonte “confiável” é sempre bom lembrar que isso são apenas rumores e nada é oficial até o momento, mas também é bom lembar que as informações costumam estar muito próximas da realidade, como já aprendemos no passado.
Por: Lock Gamer / Info: Wccftech