O aumento na procura por placas de vídeo da Nvidia gerou um repentino aumento de preço nas GPUs, mas o mais curiosos de toda a história é que isso não tem nada a ver com os modelos de entrada como GTX 750 Ti ou GTX 950 e sim com as Maxwell de alto desempenho.
Responsável por boa parte dos lucros da Nvidia foi o mercado asiático a aumentar sua procura pelos modelos GTX 980 e GTX 980 Ti, curiosamente algumas das mais caras da Nvidia na atual geração. Com o aumento da demanda os estoques chegaram rapidamente a números baixos, a consequência foi o aumento nos preços que chegaram a subir 15% em relação aos normalmente praticados.
Entres os consumidores asiáticos está o chinês que é o maior consumidor de GPUs do mundo e também um dos responsáveis pelo aumento de demanda. A estimativa é que houvesse uma queda nas placas de vídeo a nível mundial, acompanhado por China e Japão mas com o crescimento dos cyber cafés e jogos online nos países, principalmente na China, os fabricantes foram pegos de surpresa.
Após os relatos a informação é de que a situação de encontra agora normalizada e os preços começam a voltar a seus preços anteriormente praticados. Felizmente outras regiões não foram afetadas e tanto estoques quanto preços se mantém na média.
Por: Lock Gamer / Info: Wccftech
O peço lá fora compensa qualquer um a montar um PC com VGA topo de linha, já que as fábricas de VGAs e até mesmo do chip estão lá. Aqui no Brasil, isto não acontece, já que os modelos caros são os menos procurados.
CurtirCurtir