Como rodar jogos pesados em um notebook? Ainda mais sem uma placa de vídeo? É um dilema pelo qual vários de nós já passamos, você escolher o notebook mais legal da loja vários gigas de memória o HD, super fino, maravilhoso e só depois descobre que ele não consegue rodar nem Angry Birds sem dar uma reclamada. Então surge a dúvida, o que posso fazer?
Bem, a melhor escolha é claro, é comprar um notebook capaz de rodar jogos com uma configuração ao menos razoável se você é um gamer casual. Caso queira rodar jogos pesados a opção é manter um desktop “razoável” com uma placa de vídeo dedicada, mais memória e coisas do tipo, ou… gastar rios de dinheiro em um notebook gamer, só que agora existem outras alternativas.
A pouco tempo surgiram “placas de vídeo externas” para notebooks, na verdade elas já estão por aí a algum tempo em notebooks voltados a trabalhos pesados mas não eram tão populares ou mesmo eficientes como gostaríamos, as soluções atuais como as da Dell (Alienware) e Razer funcionam com conexões Tunderbolt.
A AMD também está trabalhando em alternativas como estas segundo seu executivo Robert Hallock em uma postagem no Facebook. Na verdade a AMD não vai inventar nenhuma solução completa, mas está trabalhando em conexões padrão, softwares, suporte em sistemas operacionais, enfim, toda a estrutura para tornar a coisa toda viável.
O problema maior no momento ainda é o custo, mesmo que não seja um desktop completo as “docks” para GPUs externas em notebooks não são exatamente baratas nem mesmo abundantes e dependem de notebooks que também não custam pouco. A solução da Razer ainda é exclusivamente utilizada no Blade Stealth e, apesar de estar interessada em vender a outras fabricantes, isso ainda não saiu dos planos, o que mostra a importância do suporte de empresas como a AMD.
Vocês acreditam na tecnologia como uma solução para o problema?
Por: Lock Gamer / Info: Robert Hallock