Nvidia anuncia novidade que não é placa de vídeo

A GTC 2016 está chegando com o anúncio de placas de vídeo mas por enquanto a Nvidia traz novidades em outro campo na GDC (Game Developers Conference)  revelando o kit de desenvolvimento de software NvidiaGameWorks (SDK) 3.1 disponível a nível global, que apresenta três técnicas gráficas inovadoras para sombras e iluminação, assim como dois novos algoritmos de simulação física lançados como betas.

As três novas técnicas de renderização do GameWorks para iluminação e sombras incluem:

• Iluminação Volumétrica Nvidia: uma técnica de iluminação avançada que simula como a luz se comporta conforme ela se espalha pelo ar e atmosfera. A Iluminação Volumétrica NVIDIA foi primeiramente apresentada em Fallout 4.

fallout4-screenshot
• Sombras híbridas traçadas de Frustum (HFTS – Hybrid Frustum Traced Shadows): um algoritmo para o desenho de sombras de alta fidelidade que transitam suavemente de sombras sólidas próximas ao objeto que obstrui a vista a sombras suaves em regiões mais distantes. As HFTS apareceram pela primeira vez em Tom Clancy’s The Division.

the division gameplay.jpg
• Oclusão de Ambiente Acelerada por Voxel (VXAO – Voxel Accelerated Ambient Occlusion) NVIDIA: o algoritmo de melhor qualidade da Nvidia para oclusão de ambiente em tempo real, a VXAO é uma técnica de sombreamento que acrescenta profundidade e realismo a qualquer cena. Ela supera tecnologias antigas ao calcular as sombras em espaços do mundo usando toda a geometria da cena, em oposição às técnicas de espaço de tela que podem apenas sombrear a partir de geometria visível para a câmera. A VXAO apareceu pela primeira vez em Rise of the Tomb Raider.

rise of teh tomb raiderO par de extensões para a biblioteca do Nvidia PhysX inclui:

• Nvidia PhysX-GRB: uma nova implementação do popular SDK dinâmico de corpo rígido PhysX da Nvidia, usado em centenas de games. Esse pipeline físico híbrido de CPU/GPU melhora a performance em até 6 vezes, de cargas de simulação moderadas a cargas intensas.
• NVIDIA Flow: um algoritmo dinâmico de fluidos computacionais que simula e renderiza fluidos combustíveis, como fogo e fumaça. Diferente dos métodos anteriores, o Flow não se limita à simulação dos fluidos dentro de uma caixa delimitadora.

“Com o novo kit de tecnologias GameWorks, desenvolvedores terão à sua disposição diversos recursos avançados para deixar a iluminação dos cenários e física avançada de elementos interativos e não interativos da tela. Algumas delas já estão disponíveis nos títulos mais recentes para PC, como Tom Clancy’s The Division e Rise of the Tomb Raider e, uma vez habilitadas, oferecem uma experiência visual sem precedentes na atual geração de games”, diz Alexandre Ziebert, gerente de marketing técnico da Nvidia.

A Nvidia gera códigos fonte para bibliotecas GameWorks selecionadas disponíveis aos desenvolvedores através do GitHub. O código fonte para a Iluminação Volumétrica Nvidia e para a demonstração do FaceWorks da Nvidia está disponível no momento. O código fonte para o Nvidia HairWorks, Nvidia HBAO+ e NvidiaWaveWorks será disponibilizado em breve.

A atualização do amado e odiado GameWorks é também uma carga de trabalho extra mas alguns deles também são recursos exclusivos para as próximas GPUs da fabricante que chegam este ano.

Por: Lock Gamer / Info: Assessoria Nvidia Brasil

Um comentário sobre “Nvidia anuncia novidade que não é placa de vídeo

  1. Pelo visto a Nvidia quer aumentar sua Gameworks com novas APIs de instrução. O lado bom é que os jogos serão mais fluídos, cheios de efeitos interessantes e bem realistas, porém, fico me perguntando se isto vai penalizar as placas já lançadas, caso tenham suporte.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s