PROTESTE! Como “boicotar” o limite de internet fixa

Caso você esteja fora da internet ou do planeta terra nos últimos meses saiba que ela pode estar prestes a acabar! Ao menos se você usa a internet para assistir séries no Netflix, acompanhar canais no YouTube, baixar jogos no Steam, Origin e Uplay, jogar no Xbox ou PlayStation ou mesmo assistir aulas online até trabalhar com Google Drive, Drop Box e Skype. A brilhante ideia veio das operadoras Vivo, GVT,  Oi e NET que ressuscitaram uma cláusula prevista desde 2014 pela Anatel, então se não está afim de ler textão do Facebook para entender vamos resumir pra você e mostrar como reagir.

Como assim limitar?

As operadoras adotaram um limite de dados similar ao usado em telefonia móvel com o 3G/4G do seu smartphone onde é vendido um “pacote” de uma quantidade de GBs que você pode baixar, com isso ao atingir o limite contratado sua internet será cortada. GVT, NET e Oi adotam sistemas parecidos com o corte de conexão após atingir o limite ou diminuição brusca da velocidade.

Isso já está valendo?

opcao_internet_sem_limite_dados_fixaO plano da Vivo de limite de dados é o mais recente e chegou no dia 5 de fevereiro, desde então os consumidores que aderem ao serviço da operadora precisam escolher entre os pacotes disponíveis que combinam velocidade de conexão e limite de download de dados mensais. Segundo a empresa, “promocionalmente, não haverá cobrança pelo excedente do uso de dados até 31 de dezembro de 2016”, após este prazo entra em vigor o limite contratado.

  • Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB
  • Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB

Mas eu não escolhi este plano

Clientes da Vivo que não optaram pelo limite de dados e hoje possuem uma internet fixa “ilimitada” ficarão sem opções caso precisem alterar sua velocidade, cancelar seu contrato por mudança de endereço ou renegociar já que não existem mais os planos sem limites de dados.

Eu tenho fibra, não serei afetado ‘muahaha’

img-vivo-destaqueResposta errada, a Vivo anunciou que os clientes internet fibra também vão entrar na faca e seus clientes terão limites de dados, o mesmo já ocorre com a NET e GVT que possuem pacotes de dados. Com a velocidade maior de conexão o limite é atingido ainda mais rápido que na internet ADSL convencional.

Azar de quem usa muita internet, eu não

limite-internet-fibraErrou de novo, a desculpa utilizada pelas operadoras é de “democratizar” a internet oferecendo pacotes mais em conta para quem não consome muitos dados. Pode parecer uma boa ideia mas basicamente eles querem cobrar mais pelo mesmo, hoje mesmo que você utilize a internet para tarefas comuns como navegar na internet, ver vídeos de gatinhos no Facebook ou vídeos de receitas no YouTube o limite de dados de pacotes básicos será facilmente atingido e você precisará pagar mais se quiser continuar usando.

Como agravante as empresas não demonstram qualquer interesse em investir para melhorar a qualidade do serviço, isso significa que teremos que pagar mais para ter o mesmo, quando houver alternativa, é claro.

Ninguém vai fazer nada para impedir isso?

peticao_internet_sem_limiteAções como a página do Facebook da iniciativa Internet Sem Limites tem dado resultados, já são mais de 360 mil curtidas e a divulgação incessante de como o limite de dados afeta os usuários com exemplos objetivos. Deputados, o Procon, o Proteste, o Ministério Público e diversas outras entidades de defesa ao consumidor já se posicionaram contra a medida, elas movimentam ações judiciais e petições para barrar a mudança.

Eles se apoiam no Marco Civil da Internet que garante o acesso a web e argumentam que tais medidas ferem a lei aprovada no artigo 7º que garante que o usuário só poderá ter sua conexão “cortada” por falta de pagamento, além de outros artigos que tratam sobre o assunto.

A ANATEL está “vendida”?

A Anatel que é o órgão que regula a telefonia e a internet no Brasil está sendo acusada de estar negociando com um “cartel” entre as operadoras. Com declarações como “A Anatel não colocará nenhum entrave à cobrança no caso do excedente da franquia” e “O futuro da receita do setor é o tráfego de dados e é um movimento natural” dada pelo órgão a revista Época os consumidores se revoltaram.

Anatel.jpgCom o climão surgiu uma denúncia feito por um empresário do ramo de telecomunicações para o Ministério Público Federal de que a Anatel estaria sendo pressionada por um cartel das operadoras. Porém diante de toda a desconfiança o fato é que a Anatel apenas regula, não cria as regras que já estão por aí desde 2014.

E o Governo Federal?

Com a pressão sobre a Anatel o Governo Federal se pronunciou contra o limite de dados através do Ministério das Comunicações encaminhando no dia 14 de abril ofício pedindo que a Anatel defenda o interesse dos consumidores no caso garantindo que o  acesso livre à internet é um direito essencial defendido pelo governo federal.

O fim do Twitch, Azubu, Youtube, Netflix e jogos online

12994311_244864302532213_2434193948275970631_nOs principais afetados pelo limite de dados são os serviços que utilizam muita banda para serem executados, os exemplos acima são apenas alguns deles que atingem rapidamente até mesmo o maior limite de dados imposto pelas operados nos pacotes.

Será algo como ter que inserir créditos para continuar jogando ou vendo uma livestream.

Como saber quanto eu uso hoje de internet

consumo-internet-windows-10Alguns sites já mediram o consumo médio de internet do brasileiro e ele é muito maior do que afirmam as operadoras, mas você pode facilmente medir o quanto consome de internet no seu computador através do Windows, por exemplo, que possui uma ferramenta para isso.

Confira no final do vídeo feito pelo Peperaiohardware:

Já dá resultado, NET e Oi “afinaram”

opcao_internet_sem_limite_dados_fixaCom a imensa pressão da opinião pública Oi e NET afirmaram que não farão mudanças em seus planos de internet. A NET já prevê a muito tempo o limite de dados em seus contratos mas a empresa afirma só fazer a cláusula valer em casos extremos e mesmo assim informa o usuário antes de qualquer medida. A Oi afirma que mesmo em contratos com previsão de limite de dados não reduz a velocidade ou corta a conexão, mas a conexão ilimitada é um “promocional” que pode ser encerrada a qualquer momento com aviso 30 dias antes.

A Live Tim pratica o modelo defendido como “ideal” sem limitar a quantidade de download, diminuir a velocidade ou cortar a conexão do usuário. O anúncio das operadoras isola a Vivo como a vilã da história mas também a coloca na linha de frente, caso ela vença as demais ainda podem mudar de ideia e voltar a proposta de limitar.

O que posso fazer para “boicotar”

Além de apoiar as iniciativas de páginas do Facebook, canais do YouTube e portais como o Olhar Digital que tem dado cobertura incessante e combatido as medidas, mas você também pode tomar algumas iniciativas para impedir o limite de dados:

1 – Assinar petições online

Petições do Avaaz já ultrapassam milhões de assinaturas e você pode assinar digitalmente agora.

2 – Entregue pessoalmente

A página Internet Sem Limites da todos os passos para você levar uma petição ao seu Deputado, a Anatel, ao Ministério Público Federal e outras instâncias.

3 – Petição do Proteste

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) é um legítimo representante em casos como este e também precisa do seu apoio com uma assinatura digital de apoio a ação contra o limite.

4 – Mude de operadora

As operadoras que impõe limite de dados são Vivo, Oi e NET, você deve escolher operadoras que oferecem internet ilimitada e que não vão adotar a medida, entre elas estão:

GO, MS, MG, PR, RJ, RS, SC, SP e DF – Algar Telecom
Fortaleza (CE) – Mutiplay
Natal (RN) – Cabo Telecom
PR – Copel
RJ e SP – Live Tim
Feira de Santana(BA) – GD Internet
PB e SE – BR27
PE – Vescnet
Jaraguá do Sul(SC) – Naxi
CE e alguns estados do nordeste – Mob Telecom

(Caso conheça operadores de internet fixa que não impõe limites cite nos comentários para adicionarmos aqui)

6 – Atormente as operadores em redes sociais

Perca alguns minutos do seu dia para dar uma passada na rede social das operadoras e demonstrar sua revolta, não perdoe nenhuma publicação sequer, vamos floodar Facebook e Twiter com hashtags. A propaganda negativa surte um efeito mais poderoso do que se imagina!

Páginas no Facebook: VivoOiNET

5 – Divulgue de todas as formas possíveis

Como já dissemos, espalhe vídeos, matérias e publicações explicando como o limite de internet irá afetar a vida do usuário e a injustiça de pagarmos mais por um serviço que já é ruim e hoje é ilimitado. Não curta apenas, compartilhe e discuta o assunto em sua escola, nos seus grupos.

Para que a internet permaneça livre precisamos sair do mundo digital e tomar atitudes no mundo real.

Contribua com a matéria adicionando links e enriquecendo a ação.

Por: Lock Gamer / Info: Tecnoblog, Olhar Digital e Internet Sem Limites

Anúncios

Um comentário sobre “PROTESTE! Como “boicotar” o limite de internet fixa

  1. eu sou morador de carapicuiba ..e venho acompanhando essas noticias a meses , antes aqui encasa era vivo .. e era um inferno
    não conseguia abrir um email se quer ..eu odeio a vivo!!! agora estou feliz estou em outra operadora de internet sem limite de dados. e é fibra óptica excelente 30 megas … eu odeio tv programas de tv odeio … meu negocio é internet faço tudo na rede assisto filmes ,programas que quero.. .. já estou imaginando.. que quero se mudar para casa da minha namorada. e lá é vivo ..assim que se mudar prá lá, mando cancelar tudo da vivo ..eu disse tudo..mesmo. se não acontecer de impor o limite de dados vou cancelar tudo da vivo do mesmo jeito … pois a intenção da empresa era de nos fd … e isso eu não esqueço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s