A guerra entre os consumidores e as empresas de internet fixa, nomeadamente a Vivo, pode ganhar mais um capítulo importante nas próximas semanas que pode por fim a qualquer possibilidade de limitação na internet fixa graças a um decreto publicado pela Presidenta Dilma Rousseft (PT) para regulamentação do Marco Civíl da Internet, o que colocaria fim a discussão.
Segundo a Folha de São Paulo Dilma quer o decreto pronto até a próxima semana, após sua publicação seriam resolvidas “brechas” deixadas no Marco Civíl que já está em vigor desde 2014 mas deixou em aberto questões como a limitação de internet fixa através de franquias como querem as operadoras. A Presidenta tentou ainda um movimento para estender as regulamentações a internet móvel mas devido a diferenças de tecnologias isso se tornou impossível, ainda assim, usuários de planos básicos podem ser beneficiados.
Por hora a ANATEL suspendeu por tempo indeterminado as franquias de internet fixa impedindo que as operadoras limitem ou cortem o acesso dos usuários mesmo após o fim do pacote contratado ainda que previsto em contrato, o que significa que até o fim do processo as operadoras terão que fornecer internet ilimitada mesmo para pacotes contratados anteriormente com limites.
A crise gerou inclusive ataques de hackers a ANATEL revelando dados pessoais de membros da agência e investigações que envolvem o presidente da entidade acusado de “se vender” as operadoras.
Cado se confirme o decreto, Dilma colocaria um ponto final a ameaça que por enquanto está apenas “suspensa”.
Por: Lock Gamer / Info: Folha de SP