A oclusão de ambiente está numa gama de efeitos gráficos que tem a função de deixar os nossos queridos jogos com aspecto fidedignamente realista. A indústria tem perseguido incansavelmente recursos e técnicas pra conseguir, em tempo real, deixar um frame de um jogo o mais próximo de uma película de cinema, por exemplo. Dessa gama, saem efeitos como Tesselation, Chromatic Aberration, entre muitos outros. Mas o problema nunca foi como trazer o realismo em si pro frame, mas fazê-lo em tempo suficiente para que uma placa de vídeo o entregue ao seu monitor em míseros 16 milissegundos (60FPS).
No vídeo a seguir, o PC Facts mostra qual o objetivo desse recurso, como ele é calculado pela VGA e qual o resultado final dele – tanto em termos de qualidade visual quanto em termos de impacto de performance. Para tanto, foi utilizado como exemplo o jogo Rise of The Tomb Raider pra demonstrar ao telespectador as diferenças entre o game sem Oclusão de ambiente (AO), com o efeito e ainda com HBAO + que é o recurso criado pela NVIDIA em sua biblioteca GAMEWORKS.
Por fim, pode se inferir que o AO, além de um recurso funcional, não é apenas uma adição tênue, mas uma melhora visual considerável. Ainda mais se pensarmos que – diante de tantos cálculos e processos que a VGA tem que fazer – a perda de performance é de apenas 3%. Portanto, o realismo nos jogos da atualidade tem chegado efetivamente a um patamar visual impressionante e a um “custo” em FPS bem baratinho. Vale a pena!
Gostou do conteúdo? Inscreva-se no canal do PC Facts.
Por: Lock Gamer / Fonte: PC Facts