Se olharmos alguns poucos anos atrás, veremos que overclock era uma palavra para experts em hardware. Ninguém se aventuraria a mexer em tensão, frequência de GPU ou frequência de memória e muitas outras variáveis. Mas isso mudou. A facilidade com que aplicativos como MSI Afterburner nos traz para fazer um overclock básico despertou um público novo, uma espécie de entusiastas conservadores. Gente que quer fazer overclock, ganhar mais performance, sem expor a riscos sua querida VGA.
Ocorre que essa parte conservadora que vem agregada a esse novo público é causada por uma incerteza de quanto a VGA se beneficia de um overclock básico. Mas é justamente essa a proposta do vídeo abaixo: demonstrar frame a frame quanto que uma VGA ganha em performance e quanto aumenta sua temperatura. O PC Facts usou o seguinte sistema para o comparativo a seguir:
Processador Intel Core i7 5930k @4.4Ghz
Placa mãe ASUS X99-a LGA 2011v3
Memória 16GB (4×4) DDR4 Hyper X Predator
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 970 Gigabyte Windforce
SSD SAMSUNG EVO 840 250GB
HDD SEAGATE 3TB
Resolução: 1080p
Jogos: Rise of The Tomb Raider, Just Cause 3, Mad
Max Settings do overclock Core clock em +180mhz Memory clock em + 500mhz Power Limit em 112%
Temp Limit em 91°C
Confira o vídeo:
Em conclusão, podemos perceber que houve um ganho absolutamente considerável, em contraponto a um irrisório aumento de temperatura. Além disso, face ao risco mínimo de problemas na VGA por não mexer na tensão da mesma e não tentarmos levar a GPU ao limite, não podemos deixar de recomendar um overclock básico nas Maxwell – placa utilizada no teste. Para aprender a fazer um overclock básico e responsável, sugerimos leitura atenta de nosso tutorial: aqui.
Já fizeram os testes em sua GTX 970? Como foi o resultado?
Siga o canal do PC Facts e do Lock Gamer no You Tube.
Por: Lock Gamer / Fonte: PC Facts
Realmente da uma diferença grande segue o comparativo com um overclock similar
http://prntscr.com/b0suyq
CurtirCurtir