O que você realmente precisa saber sobre os reviews da GTX 1080

Finalmente caiu a muralha construída pela Nvidia em torno do desempenho da GTX 1080, o famigerado embargo sobre as informações terminou hoje e de repente a internet foi atropelada por um enxurrada de análises, reviews, comparativos e testes envolvendo a nova placa de vídeo da Nvidia, mas com tanta informação o que fica difícil é entender como isso afeta nossa vidinha pacata e se vamos ou não precisar de um upgrade.

Salto olímpico em distância no FPS

Como já era esperado a Nvidia fez um grande trabalho na GTX 1080, a mudança para a arquitetura dos 28nm da série GTX 900 para os 16nm na nova geração, isso gerou ganhos em performance mas principalmente em eficiência e consumo de energia. Com 15w a mais de TDP a GTX 1080 é capaz de oferecer uma performance maior oferecendo um ganho muito grande em FPS.

gtx-1080-benchmarks

Podemos falar aqui em porcentagens mas para ficar mais fácil de entender, em alguns jogos a GTX 1080 chegou a ser até 30 FPS superior a uma GTX Titan X que testamos aqui e quase 50 FPS acima de uma GTX 980 com chip maxwell, isso tudo sem qualquer overclock, uma ganho realmente impressionante.

1 GTX 1080 = 2 GTX 980… SQN

Ok, já que é tão necessário vamos falar em porcentagens. Para uma placa de vídeo ser duas vezes superior a outra é preciso que ele tenha 100% a mais de performance geral e diferente do que o hype nos propunha ou dava a entender a GTX 1080 não é duas vezes mais rápida que uma GTX 980 e nenhuma situação testada pelos senhores testadores de hardware que divulgaram seus reviews.

GeForce_GTX_1080-SLI_GTX-980

Já que não temos ainda a GTX 1080 para testes e ainda que tivéssemos, dificilmente conseguiríamos repetir um teste com as diversas placas de vídeo no mercado, optamos pelo review do Tech Power Up que fez um comparativo de performance relativo, ou seja, uma média de quanto a GTX 1080 é superior as demais.

Considerando que ela é a referência de comparação (100%), as demais placas não conseguem chegar a sua média de performance. Repare bem que usamos a palavra “MÉDIA”. Ainda assim, a GTX 1080 foi “apenas” 37,5% superior a GTX 980 em uma média geral incluindo todas as resoluções e em média 22% a frente da GTX Titan X. Não se vê SLI de GTX 980 na devastadora maioria dos reviews… não se sabe bem o porque, mesmo assim, o SLI de GTX 980 não tem o melhor escalonamento (ganho de desempenho) do mundo e não equivale ao dobro de uma GTX 980 (como não equivale ao dobro em nenhum SLI ou CrossFire).

Obviamente cada situação deve ser analisada individualmente, cada jogo tem uma peculiaridade, mas isso é apenas para ter uma visão geral.

Mas o que seu bolso acha disso?

Tudo é muito bonito no mundo da alta performance mas quando ela mostra seu lado maldoso é como uma facada na cara… o preço. Claro que conseguir mais performance é interessante mas não é exatamente obrigatório precisar de uma placa de vídeo de última geração apenas para ganhar FPS já que uma GTX Titan X ou mesmo uma velha R9 295X2 chegam muito perto. Para a conta fechar é preciso pesar mais coisas como consumo de energia, compatibilidade com novas tecnologias e jogos.

Um SLI de GTX 970 chega muito próximo a GTX 1080 e custando um pouco menos (US$ 570 em 2 GTX 970 contra US$ 599 da GTX 1080), ou seja, é possível chegar ao desempenho aproximado de uma GTX 1080 comprando mais uma GTX 970, mas é claro que isso também significa um gasto maior de energia, dissipação de calor mais elevada e o baixo rendimento em alguns jogos pouco otimizados.

Então ainda que a GTX 1080 chegue aqui custando muito o seu grande trunfo parece ser o custo por frame (quanto custa o FPS) que é menor que a atual geração e ainda traz como “bônus” seus outros atributos. Se você tem a grana sobrando a GTX 1080 será uma opção mais interessante que GTX Titan X, Fury X e GTX 980 Ti, se você já as tem não parece ser ainda motivo para trocá-las, mas isso é um assunto um pouco mais longo de se discutir e deixaremos para nosso review.

Deixe seu comentário, queremos saber o que achou da GTX 1080, superou suas expectativas ou criou expectativas demais?

Por: Lock Gamer / Info: Techpowerup

Anúncios

3 comentários sobre “O que você realmente precisa saber sobre os reviews da GTX 1080

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s