Facebook espalha “epidemia” de malware

Uma falha de segurança altamente perigosa está atordoando os usuários da rede social Facebook nesta ultima semana. Um Malware de origem desconhecida está espalhando-se rapidamente e contaminando milhares de dispositivos em todo o mundo, mas há indícios que o mesmo está se revelando mais forte no Brasil.

Até o momento não se tem muitas informações sobre a ameaça, mas o que se sabe é que o vírus aproveita de uma possível brecha de segurança nas notificações do Facebook e cria uma fictícia no qual o usuário  é marcado por um amigo que já foi atingido pelo vírus e ao clicar na mesma, o internauta é redirecionado a uma pagina em branco, na qual é baixado automaticamente um arquivo malicioso que em alguns casos se auto executa e infecta o dispositivo do usuário com trojans, rootkits e outras ameaças a segurança na web.

Após atingir o usuário, a ameaça atua como uma piramide, continuando seu ciclo criando mais notificações falsas a todos os usuários da lista de amigos da conta infectada. O vírus também é capaz de roubar senhas, mesmo que não tenham sido salvas no navegador, o que preocupa ainda mais quem navega diariamente no Facebook.

13537692_277440769276270_3228603999513800309_n

Notificações falsas criadas pelo malware

Alguns usuários relatam ter sido atingidos pelo malware com notificações diferentes das mostradas acima na imagem provida pelo internauta Lucas Silveira, o que significa que o malware cria mais de um tipo de notificação, necessitando assim de atenção redobrada.

Entrevistado pelo chat do Facebook, o usuário Diego Rolim contou um pouco de sua experiencia com o vírus ao quase ser atingido enquanto navegava no Facebook:

“Eu recebi uma notificação similar a que você apresentou e fiquei curioso para ver, cliquei e iniciou automaticamente o download do arquivo, executei o arquivo e pediu a permissão de administrador acompanhada de algumas informações de java script mas como já tenho uma noção de scripts maliciosos cancelei e apaguei os mesmos.”

13555491_651625474985261_817574538_o

Script que é baixado ao clicar na notificação falsa

Felizmente no caso do Diego o computador solicitou permissão de administrador, o que evitou a propagação do vírus, porém este não é o caso  da maioria que são afetadas sem quaisquer conhecimento do perigo, quando o arquivo se auto executa na maquina atingida e continua a fazer vitimas se propagando como uma notificação qualquer dentro da rede social.

Tentamos entrar em contato com o Facebook para alertar sobre o problema porém não encontramos nenhum meio. Por enquanto a unica forma de ficar seguro é evitar clicar em notificações e links na rede social, mesmo que de conhecidos, pois quaisquer deslize pode piorar ainda mais a situação de risco na qual estamos, mas o ideal é evitar a rede social até que uma solução oficial seja criada.

Por: Lock Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s