Quais recursos ajudaram a impulsionar a performance das GPUs AMD em DOOM

O novo patch de Doom trouxe melhorias de performance para inúmeras placas de vídeo de diversas marcas e arquiteturas. Mas o salto maior tem sido visto em VGAs AMD.
Isso se deve ao Vulkan, certo? Não! Pelo menos não somente.

doom-spec


O Vulkan evidentemente traz ganhos pra AMD assim como trouxe para algumas NVIDIA.
A parcela extra incrível de ganho em AMD não foi apenas Vulkan, como a comunidade tem achado. Mas sim porque no mesmo patch, Doom incluiu no código do game 3 recursos das VGAs AMD com arquitetura GCN exclusivos:

Shader Intrinsic FunctionsTambém chamado de built-in fuctions (funções embutidas), proporciona para os desenvolvedores de game ter acesso direto as instruções de hardware gráfico, em situações onde essas instruções seriam captadas por uma API. Esta abordagem tem sido usada com sucesso em consoles para extrair mais performance das GPUs.

Computação assíncrona: Núcleos gráficos são motores de computação altamente paralelos, capazes de processar  milhares de dados ao mesmo tempo. Usando multiple command processors (asynchronous Compute)  cada fila pode enviar comandos sem esperar por outras tarefas para completar . O resultado: melhora bastante a eficiência da GPU o que faz aumentar o desempenho gráfico de processamento , reduz a latência , e oferece as taxas de quadros consistentes.

Frame Flip Optimizations :Basicamente envia o quadro diretamente para o monitor assim que ele estiver pronto, ou seja, ignora o “copiar e salvar”.

Os recursos citados mais o Vulkan sim, que garantem o salto exorbitante de desempenho, não somente o Vulkan.

Como os recursos são da biblioteca GPU Open, mérito pra AMD por trabalhar ao estilo “Gameworks” pra garantir ganhos de performance em suas VGAs. Todos ganham!

Por: LockGamer / Info: PCfacts

Anúncios

Um comentário sobre “Quais recursos ajudaram a impulsionar a performance das GPUs AMD em DOOM

  1. Realmente o poder de computação aberto tem ganhado espaço no mundo dos desenvolvedores, porém, estou curioso para saber se a melhora será apenas em rendimento ou se veremos novos filtros que tornarão os games ainda mais reais e com menos movimento robótico, principalmente a física dos personagens, que considero um item muito difícil de trabalhar de forma minuciosa, a menos em computação gráfica, que demanda horrores de hardware. No quesito filtros, por mais comprometedor que seja para a VGA, a Nvidia tem dados saltos bem progressivos na realidade dos games.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s