RX 490 vaza para 2016: Dual Polaris, renomeação ou Vega?

Você pode até estar cansado dos rumores da RX 490 que fazem um verdadeiro ping pong com as datas, uma hora o lançamento é apenas em 2017, na outra é em 2016, depois volta para 2017 e assim vai. Para não deixa a bola cair, novos vazamentos combinados com os anteriores colocam novamente a RX 490 com o lançamento ainda para este ano… de novo.

AMD-rx-400-series-nomenclature-768x404A existência de uma RX 490 pode parecer óbvia para concorrer com as Pascal de alto desempenho (GTX 1070 e  GTX 1080) mas para quem duvida, a própria AMD confirmou sua existência ao afirmar ter nos planos uma placa com largura de banda acima de 256bit e suporte a 4K, algo que a RX 480 não é.

rx lista

No site da AMD também foi listada a RX 490 ainda para 2016 uma vez que ele foi incluída em uma promoção que vai até dezembro deste ano. É claro que isso pode ter sido apenas um engano mas neste nível é algo difícil de acreditar.

O vazamento da Sapphire, fabricante parceira da AMD, também reforça os rumores.

Afinal, Vega em 2016 ou 2017

amds-next-gen-vega-10-gpu-rock-4096-gcn-2-cores-hbm2

Mais uma vez voltamos ao ponto principal, a arquitetura Vega. Segundo Raja Koduri do Radeon Technologies Group, a arquitetura Vega com memória HBM2 só será lançada em 2017, então oficialmente é isso que temos e todo o restante é apenas especulação. O problema é que os vazamentos citados aqui apontam que mesmo a afirmação de Raja sendo real, uma RX 490 parece estar mesmo planejada para este ano e como não teremos Vega para 2016, isso nos leva a outras possibilidades.

Dual Polaris, uma RX 480X2

Antes de acharmos um absurdo a AMD trazer uma dual GPU para competir com as Pascal GTX 1070 e GTX 1080, é bom lembrar que isso já aconteceu anteriormente quando a HD 4870 teve sua versão HD 4870X2 para competir com placas mais poderosas da Nvidia. É verdade porém, que também tivemos as HD 4890 que chegaram mais tarde.

Temos visto um emprenho da AMD em fornecer um suporte de qualidade a RX 480 em modo CrossFire e o desempenho tem sido muito promissor conforme vimos em alguns testes onde a combinação foi capaz de encostar e até ultrapassar a poderosa GTX 1080.

Mas estaria a AMD disposta a arriscar uma RX 490 com 2 chips Polaris? E o “pequeno” consumo gerado com a combinação?

Fiji “requentado”?

Não seria a primeira vez também que a AMD ou mesmo a Nvidia optariam por renomear chips da geração anterior e “baixar” o nível. A opção seria renomear o chip Fiji da Radeon R9 Fury X para RX 490 e colocá-lo para disputar com a GTX 1070, já que hoje ela não é capaz de enfrentar a GTX 1080 em 4K, a solução seria “descer” para os 1440p onde ela tem alguma chance em determinados cenários.

AMD-Fury-Series

Uma versão renomeada e melhorada da Fury X seria possível? Existe a possibilidade de vender a Fury X mais barata, com clocks mais altos, consumo razoável e refrigeração a ar? A resposta para as perguntas é provavelmente não mas com a AMD confirmando que não terá outra versão mais poderosa da Polaris 10 do que a RX 480, nos restam poucas alternativas. Mesmo o vazamento da Sapphire apontando para uma RX 490 com memória GDDR5 e não HBM colocaria fim a qualquer chance de um Fiji renomeado.

Queremos saber a sua opinião, quem, quando e como pode ser a RX 490?

Por: Lock Gamer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s